MS leva meta de Carbono Neutro e adere à coalizão internacional na COP26
Estado integra compromisso de promover recuperação global com zero emissão líquida de carbono
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou no domingo (7), a participação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, com a apresentação da meta de se tornar um território que vai neutralizar as suas emissões de carbono e outros gases de efeito estufa em 2030 e realizou a assinatura do documento de adesão oficial da administração estadual à campanha internacional Under 2° Coalition.
Segundo nota distribuída à imprensa pela assessoria de comunicação da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Plano Estadual MS Carbono Neutro foi apresentado pelo secretário Jaime Verruck em assembleia da Under 2° Coalition, que reuniu representantes de governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável com zero emissão líquida de carbono.
“A adesão à coalizão Under2 é fundamental para o objetivo de Mato Grosso do Sul se tornar um Estado Carbono Neutro em 2030. Com ela, abrimos um caminho importante para termos acesso a fundos internacionais e também a metodologias já reconhecidas mundialmente para desenvolver acordos setoriais. Também será possível o intercâmbio de tecnologias com ou outros governos nacionais e subnacionais membros da coalizão”, comentou o secretário Jaime Verruck, segundo a nota à imprensa, que representa Mato Grosso do Sul na COP26 e assinou o documento de adesão do Estado junto com Helen Clarkson, CEO do Under 2° Coalition.
Ainda no domingo, o titular da Semagro participou do painel "Da Retórica à Realidade: Financiamento de Soluções Climáticas na América Latina”, organizado pelo Under 2° Coalition. “Ressaltamos que a meta de curto prazo estabelecida por nosso Estado é ambiciosa, mas já temos em andamento uma série de ações do Governo do Estado e soluções tecnológicas para cada uma das áreas nas quais devemos atuar e que contamos com o financiamento de fundos e recursos internacionais”, afirmou o secretário.
A agenda de Mato Grosso do Sul continua nesta segunda (8), com a assinatura do Protocolo de Intenções com o BMTCA Ativos Ambientais S/A, no Pavilhão Brazil Climate no Action Hub da COP26.