ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Lado Rural

Para Conab, lavouras de soja de MS registram excelentes condições

Segundo previsão da companhia, o Estado deve plantar 4,253 milhões de hectares com a oleaginosa

Por José Roberto dos Santos | 13/12/2024 15:38
Lavoura de soja cultivada em região agrícola de Mato Grosso do Sul. (Foto: Aprosoja-MS)
Lavoura de soja cultivada em região agrícola de Mato Grosso do Sul. (Foto: Aprosoja-MS)

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou nessa quinta-feira (12), o Acompanhamento da Safra Brasileira, com previsão de plantio, produtividade e produção de grãos no Brasil, além de análise climática das culturas. Em Mato Grosso do Sul, na região sul e parte do oeste do Estado, o período apresentou baixos volumes pluviométricos, mas com boa distribuição temporal, permitindo a evolução da semeadura e desenvolvimento adequado das culturas até o primeiro decêndio de novembro, quando se instalou um veranico de aproximadamente 15 dias. No entanto, após o dia 20, as chuvas retornaram em parte desta região, amenizando o deficit hídrico em alguns municípios produtores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O acompanhamento da safra em Mato Grosso do Sul revela um panorama misto, com a maioria das lavouras em boas condições, variando entre 90,5% e 98,2% nas regiões central e norte, apesar de algumas áreas no sul apresentarem condições ruins. A semeadura está quase concluída, com 99,4% da área plantada, totalizando cerca de 4,4 milhões de hectares. A incidência de pragas, como o percevejo marrom, é uma preocupação, especialmente nas lavouras em fase reprodutiva, enquanto o clima tem favorecido o desenvolvimento das culturas, com chuvas recentes ajudando a mitigar a restrição hídrica em algumas regiões. A colheita está prevista para começar na penúltima semana de janeiro, com a maior concentração entre 14 e 21 de março.

Nas demais regiões, o clima tem se mostrado mais favorável para as lavouras nas regiões mais centrais do Estado, como Sidrolândia, Maracaju e Aquidauana. Essas áreas têm registrado índices pluviométricos mais elevados e distribuídos de forma mais equilibrada, o que favorece o desenvolvimento das plantas. A semeadura está quase concluída na maioria das regiões do Estado.

Em boa parte da região centro-sul, apesar da restrição hídrica, não se vislumbra perda de potencial produtivo, até o momento, ainda que haja casos pontuais de replantio. No entanto, a região centro-sul apresenta um panorama variável, influenciado principalmente pela distribuição irregular das chuvas nas diferentes regiões do Estado.

Incidência de pragas   

No que diz respeito à incidência de pragas, há ocorrência de índices populacionais altos de percevejo marrom, principalmente nas lavouras que iniciaram as fases reprodutivas, as quais também estão recebendo a primeira dose de fungicida. Na região norte, a presença de cascudinho (Myochrus armatus) e torrãozinho (Aracanthus mourei) têm causado danos nas lavouras recém-emergidas. Os produtores seguem realizando o monitoramento das áreas e o controle dos insetos.

Aprosoja ratifica boas condições

Em todas as regiões do Estado as lavouras estão em pleno desenvolvimento. Nas regiões sudoeste, oeste, nordeste, norte, centro, sudeste, as condições são majoritariamente boas, variando de 90,5% a 98,2%. As condições regulares nestas regiões variam entre 0,9% e 6,1%, e as condições ruins são de 3,4%.  Por outro lado, as regiões sul-fronteira e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 6,7% em condições ruins. As condições regulares variam entre 16% e 18,5%, e as boas condições estão entre 77,2% e 80%.

De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Gabriel Balta, iniciou-se o período reprodutivo no dia 08 de novembro no Estado, conforme a escala realizada com os dados do plantio. "Agora, começa o período mais importante para a soja: o enchimento de grãos, que vai de 13/12 até 28 de março. É necessário que haja chuvas leves a moderadas no Estado durante esse tempo. Além disso, é crucial que o produtor mantenha seu calendário de aplicação para pragas e doenças. A colheita deste ano está prevista para começar na penúltima semana de janeiro. No entanto, a maior concentração da colheita está prevista entre 14 e 21 de março, com 86% do total. A colheita deve continuar até o dia 18 de abril", afirmou Gabriel Balta, em nota distribuída pela associação.

Na data de 6 de dezembro de 2024, a área plantada alcançou 99,4% em Mato Grosso do Sul. A região centro está com o plantio mais avançado, com média de 99,4%, enquanto a região sul está com 99,6% e a região norte com 98,8% de média.

A área plantada, até o momento, é de aproximadamente 4,4 milhões de hectares. A previsão é alcançar 4,501 milhões de hectares.

Nos siga no Google Notícias