43,1ºC: Água Clara se iguala a Cuiabá na maior temperatura do ano no Brasil
Marca foi alcançada pelo município sul-mato-grossense em 25 de setembro
Água Clara, município da região leste de Mato Grosso do Sul, registrou incríveis 43,1ºC nesta quarta-feira (25). A temperatura se igualou à mais alta registrada em 2024 no País até agora, em Cuiabá (MT). A informação foi confirmada hoje (26) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
No dia em que chegou ao topo, a cidade sul-mato-grossense encabeçou a lista de lugares mais quentes no Brasil. Ficaram atrás Três Lagoas, também em Mato Grosso do Sul, com 42,7ºC, e Valparaíso (SP), com 42ºC. Na sequência, está a região pantaneira no Estado, Nhumirim, com 41,9ºC.
Além de liderar com relação ao calor, o Estado teve a menor umidade relativa do ar registrada na quarta-feira. Foram apenas 8% em Amambai. Após, a lista traz Cotriguaçú (MT) com 9% e, de novo, Três Lagoas, com 10%.
Junto a Paranaíba (MS), a recordista Água Clara já é dona da maior temperatura registrada em Mato Grosso do Sul, desde que o monitoramento do Inmet começou. Os picos foram de 44,6°C em 5 de outubro de 2020 (Água Clara) e da mesma temperatura em 7 de outubro de 2020 (Paranaíba).
Campo Grande registrou seu recorde no mesmo dia que Água Clara, 5 de outubro de 2020: 42ºC.
Mais de 40ºC - Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul), 20 municípios do Estado registraram temperaturas acima dos 40ºC no mesmo dia. A de 43,1ºC de Água Clara está inclusa e é a maior marcação registrada no ano em todo o Estado.
O número de cidades com esses registros pode ser ainda maior, considerando que nem todos os municípios possuem estações de monitoramento do tempo.
Chuva - Aquidauana, que ontem registrou 40,2ºC, teve chuva hoje.
A precipitação ajudou a dissipar a fumaça na região. Mesmo assim, o Inmet prevê temperatura ainda maior que a anterior, lá: de 41ºC. Há previsão de chuva para mais regiões ainda nesta quarta-feira. Sul e sudeste do Estado podem registrar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.