Aneel cria força-tarefa para fiscalizar hidrelétricas de MS e outros 4 Estados
Ao todo são 19 barragens classificados com categoria de risco baixo, de acordo com vistoria da Aneel e da Agência Nacional de Mineração.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta quarta-feira (30) que criará uma força-tarefa para fiscalizar, presencialmente, as barragens de cerca de 130 hidrelétricas até maio. A fiscalização ocorrerá em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.
No Estado funcionam 15 hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas. Ao todo são 19 barragens classificados com categoria de risco baixo, de acordo com vistoria da Aneel e da ANM (Agência Nacional de Mineração).
Conforme a assessoria de comunicação da Aneel, ainda não estão definidas quais hidrelétricas do Estado serão visitadas. Uma reunião está prevista para terça-feira (5), em Brasília, com representantes das agências dos cinco Estados, quando devem decidir onde começarão as visitas.
A Aneel é responsável pela fiscalização de um total de 437 hidrelétricas (que totalizam 616 barragens, já que alguns empreendimentos possuem mais de um barramento). Destas, segundo a agência, foram vistoriadas presencialmente 122 usinas entre 2016 e 2018.
A força-tarefa deste ano contemplará usinas que não foram visitadas nesse período. Assim, considerando as fiscalizações dos últimos três anos e a força-tarefa que agora se inicia, até maio deste ano cerca de 60% das usinas terão passado por fiscalizações in loco.