ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Anta de 270 quilos é baleada durante caça e resgatada por guindaste

Este é o segundo caso de caça ilegal de antas registrado em Mato Grosso do Sul neste ano

Clara Farias | 24/04/2023 09:52

Uma anta, de 270 quilos, foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) neste domingo (23), em um sítio de Ivinhema, município localizado a 226 quilômetros da Capital. O animal foi mais uma vítima da caça ilegal no Estado e estava ferido com dois tiros. Um trator guindaste foi utilizado para resgatar a anta.

Segundo a PMA, a proprietária de um sítio, a 22 quilômetros do município de Ivinhema, acionou a polícia após encontrar o animal ferido e debilitado na propriedade. No local, foi constatado que o animal estava desidratado e com infecção provocada pelos tiros.

A anta teria sido vítima de caçadores há pelo menos cinco dias, pois os ferimentos do animal já continham muitas larvas. Com o uso do guindaste, a anta foi colocada na viatura da polícia para ida ao médico veterinário, após quatro horas do início do resgate. O animal foi encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Capital.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, a multa para quem for pego caçando ilegalmente é de R$ 500 por animal, não constante das listas de espécies brasileiras em extinção. A lei ainda prevê pena de seis a um ano e meio de detenção.

Segundo caso no ano - Em fevereiro, uma anta também foi vítima de tiros de caçadores no Assentamento São Francisco, localizado no município de Rio Verde, a 207 quilômetros de Campo Grande. O animal foi resgatado com vida, mas bastante debilitado, com diversos cortes e larvas nos ferimentos.

Nos siga no Google Notícias