ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Apesar da redução nos focos de incêndio, cenário segue crítico em Corumbá

Dados do Inpe indicam que os focos das queimadas reduziram pela metade na última semana em relação a penúltima

Por Gabriel de Matos | 01/07/2024 19:30
Focos de incêndio e fumaça no Pantanal de Mato Grosso do Sul (Foto: IHP)
Focos de incêndio e fumaça no Pantanal de Mato Grosso do Sul (Foto: IHP)

Os focos de queimada em Corumbá tiveram redução pela metade na última semana (do dia 24 até 30 de junho) em relação ao período anterior (do dia 17 a 23 de junho). Os dados são do portal BDQueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No entanto, o cenário ainda é crítico como indica o Instituto Homem Pantaneiro e o Prevfogo.

Na última semana, foram 13.357 focos de incêndio. Enquanto na penúltima, foram 26.233 focos. A diferença é de 12.876, em porcentagem, representa um valor cerca 50% menor. O levantamento feito pela reportagem leva em conta as últimas quatro semanas completas do mês de junho.

Entre o dia 3 e 9 de junho, foi registrado o menor número do mês com 11.772 focos de incêndio. Após o dia 10, o número praticamente dobrou. Foram 21.255 (do dia 10 a 16) e 26.233 (do dia 17 a 23).

De acordo com o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo, a situação, mesmo com a redução, ainda é muito preocupante. "Acabei de ter uma reunião com o Prevfogo e sobrevoei uma grande área. De forma geral, houve uma redução, mas ainda existem alguns pontos de atenção".

O suporte aéreo é fundamental para amenizar a situação, indicou Rabelo. "Hoje tem dois helicópteros do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), quatro Air Tractor. Estão chegando mais reforços dos brigadistas".

O coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, ratificou que houve uma diminuição no final de semana nos focos. Porém, a temperatura voltou a subir, mantendo a situação crítica.

De acordo com o site do Corpo de Bombeiros, o principal foco atualmente é na região próxima ao Passo do Lontra e do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Confira o mapa:

Focos de incêndio indicados pelo portal dos bombeiros (Foto: Reprodução)
Focos de incêndio indicados pelo portal dos bombeiros (Foto: Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias