ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Após 21 dias de estiagem, chuvas moderadas são esperadas para este domingo em MS

Bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias e mantém o tempo seco em diversas regiões de MS

Jhefferson Gamarra | 09/07/2023 07:01
Céu amanheceu encoberto por nuvens na Capital (Foto: Alex Machado)
Céu amanheceu encoberto por nuvens na Capital (Foto: Alex Machado)

Neste domingo (9), a previsão do tempo para Mato Grosso do Sul indica a possibilidade de chuvas fracas a moderadas, especialmente na região Sul do Estado, após um período de estiagem que já dura mais de 21 dias. Esse longo período sem chuvas é resultado de uma circulação anticiclônica anômala que tem impedido o retorno de umidade e a entrada de frentes frias, formando um bloqueio atmosférico que inibe a formação de nuvens e mantém o tempo seco.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em Campo Grande, a temperatura mínima será de 21°C, enquanto a máxima atingirá os 29°C. Em Dourados, a manhã começará com 20°C e a temperatura se elevará para 28ºC durante a tarde. Na região leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcarão 20°C inicialmente e chegarão a 27ºC ao longo do dia. Já em Ponta Porã, a previsão é de 20°C pela manhã, com um aumento gradual para 25°C durante a tarde.

No Pantanal, as temperaturas mínimas serão de 25°C em Corumbá e de 22°C em Aquidauana. As máximas nesses dois municípios atingirão os 31°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho começará o dia com 23°C e poderá chegar aos 30°C ao longo do dia. No norte do Estado, em Coxim, as temperaturas variarão entre 21°C e 33°C. No Bolsão, Três Lagoas terá 19°C no amanhecer e poderá atingir os 30°C nos horários mais quentes.

Apesar da expectativa de chuvas moderadas na região Sul do Estado, o bloqueio atmosférico persiste em outras áreas do Estado, mantendo o tempo seco e sem previsão de precipitação significativa. As autoridades recomendam que a população mantenha-se atenta aos cuidados com a baixa umidade e siga as orientações de proteção à saúde durante esse período de estiagem.

Nos siga no Google Notícias