ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Após 21 dias de estiagem, chuvas moderadas são esperadas para este domingo em MS

Bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias e mantém o tempo seco em diversas regiões de MS

Jhefferson Gamarra | 09/07/2023 07:01
Céu amanheceu encoberto por nuvens na Capital (Foto: Alex Machado)
Céu amanheceu encoberto por nuvens na Capital (Foto: Alex Machado)

Neste domingo (9), a previsão do tempo para Mato Grosso do Sul indica a possibilidade de chuvas fracas a moderadas, especialmente na região Sul do Estado, após um período de estiagem que já dura mais de 21 dias. Esse longo período sem chuvas é resultado de uma circulação anticiclônica anômala que tem impedido o retorno de umidade e a entrada de frentes frias, formando um bloqueio atmosférico que inibe a formação de nuvens e mantém o tempo seco.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em Campo Grande, a temperatura mínima será de 21°C, enquanto a máxima atingirá os 29°C. Em Dourados, a manhã começará com 20°C e a temperatura se elevará para 28ºC durante a tarde. Na região leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcarão 20°C inicialmente e chegarão a 27ºC ao longo do dia. Já em Ponta Porã, a previsão é de 20°C pela manhã, com um aumento gradual para 25°C durante a tarde.

No Pantanal, as temperaturas mínimas serão de 25°C em Corumbá e de 22°C em Aquidauana. As máximas nesses dois municípios atingirão os 31°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho começará o dia com 23°C e poderá chegar aos 30°C ao longo do dia. No norte do Estado, em Coxim, as temperaturas variarão entre 21°C e 33°C. No Bolsão, Três Lagoas terá 19°C no amanhecer e poderá atingir os 30°C nos horários mais quentes.

Apesar da expectativa de chuvas moderadas na região Sul do Estado, o bloqueio atmosférico persiste em outras áreas do Estado, mantendo o tempo seco e sem previsão de precipitação significativa. As autoridades recomendam que a população mantenha-se atenta aos cuidados com a baixa umidade e siga as orientações de proteção à saúde durante esse período de estiagem.

Nos siga no Google Notícias