ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Após dupla fazer arrastão no Rio Miranda, PMA recolhe 12 kg de pescado ilegal

Gabrielle Tavares | 01/03/2022 16:25
Espécie de jaú e pintado estavam entre a pesca apreendida pela PMA. (Foto: Divulgação)
Espécie de jaú e pintado estavam entre a pesca apreendida pela PMA. (Foto: Divulgação)

No primeiro dia da temporada de pescas, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Jardim e Bonito apreendeu 12 kg de pescado ilegal, após flagrar dupla de infratores que cometiam arrastão com rede no Rio Miranda.

A piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes, terminou ontem (28), mas os policiais continuam as fiscalizações para evitar a pesca predatória.

Além da rede de pesca, foi recolhido um peixe da espécie jaú, pensando 5 kg e medindo 75 centímetros - abaixo do que é permitido. Também foi apreendido um pintado, com 90 centímetros e 7 kg.

Os dois homens foram surpreendidos enquanto retiravam os peixes da rede, mas fugiram para a mata ao avistarem os policiais. Segundo a PMA, apesar de diligências, os indivíduos não foram localizados.

Os agentes informaram que, nestes casos, a prisão em flagrante é dificultada pela agilidade que os infratores possuem em armar os itens de pesca ilegais, ficando por pouco tempo expostos.

"Mais difícil ainda porque armam normalmente à noite, como foi o caso desses dois infratores fugitivos. Alguns ainda são avisados via telefone celular de que a PMA está fiscalizando os rios”, informou, em nota, a PMA.

De acordo com as regras, pescadores só podem levar um exemplar de peixes de espécie nativa - como pacu, pintado, cachara, jaú - além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima.

Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local. Já a pesca do dourado segue proibida até 2024, conforme Lei nº 5.321, de 10 de janeiro de 2019.

Nos siga no Google Notícias