ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Após resultado deserto, MS faz 2ª chamada para Comitê da Biosfera do Pantanal

As inscrições do setor econômico e da sociedade civil devem ser feitas até 6ª feira

Por Aline dos Santos | 09/04/2024 12:05
Após resultado deserto, MS faz 2ª chamada para Comitê da Biosfera do Pantanal
A Reserva da Biosfera do Pantanal foi criada no ano 2000. (Foto: Instituto Homem Pantaneiro)

Mato Grosso do Sul faz uma segunda chamada convocando os interessados a participarem do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal. O novo edital foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (dia 8). Os pedidos dos representantes do setor econômico e da sociedade civil devem ser encaminhados por meio do e-mail guc@imasul.ms.gov.br até às 23h59 de sexta-feira (dia 12).

A primeira convocação foi em 4 de janeiro, mas o resultado foi parcialmente deserto. Ou seja, sem interessados em todos os setores.

O segmento econômico terá seis vagas: dois representantes de proprietários de RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), um do setor de economia sustentável, um do setor patronal de turismo, um do setor dos trabalhadores de turismo e um do sindicato dos trabalhadores rurais.

A sociedade civil tem cinco vagas. A lista é formada por dois representantes de instituições de ensino e de pesquisa com comprovada atuação na área da RBPan (Reserva da Biosfera do Pantanal), dois representantes de comunidades tradicionais na área reserva, sendo preferencialmente de associação de moradores ou colônia de pescadores e um representante de povos indígenas na área da reserva.

O edital de convocação foi publicado pela Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A reserva abrange área de 264.176 km² (quilômetros quadrados) em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e pequena parcela de Goiás. O território inclui áreas de influência das cabeceiras dos rios que estruturam o sistema hídrico da planície pantaneira.

“Participar do comitê estadual é importante porque traz toda a sociedade para atuar na conservação do Pantanal. Independente de ser pessoa física ou jurídica, essa participação das comunidades e empresas é muito importante para que consiga manter o nosso bioma”, afirma Laércio de Souza, coordenador da Repams (Rede de Reservas Privadas em MS e MT).

A Reserva da Biosfera do Pantanal foi criada no ano  2000 e os conselhos estaduais, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, foram articulados na sequência.  As reservas  são áreas especialmente designadas para aliar a conservação ambiental e o desenvolvimento humano sustentável, no âmbito de programa da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias