ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  17    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Bonito, Iguatemi e Dourados registram chuva no domingo

Gruta do Lago Azul, atração turística de MS, teve entrada cancelada por falta de luminosidade

Por Natália Olliver | 15/09/2024 11:35

Bonito, Iguatemi e Dourados também acordaram com chuva na manhã deste domingo (15). Os termômetros nas regiões têm mínima de 18ºC e máxima 24ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na cidade ecoturística de Mato Grosso do Sul, o passeio principal, Gruta do Lago Azul, chegou a ser interditado por falta de visibilidade. O alerta é válido até às 23h59.

Conforme o diretor de turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico,   Elias de Oliveira Francisco, as chuvas começaram neste sábado com 22 milímetros, no pluviômetro da gruta. Hoje, o quantitativo subiu para 42 milímetros até o momento.

Em Dourados, cidade a 251 quilômetros de Campo Grande, o índice de chuvas foi de 22 milímetros, conforme os medidores do Guia clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.No sábado foram 3,6.

Neste domingo, 47 cidades estão com alerta laranja de tempestade. Bonito, Iguatemi e Dourados estão entre elas. Além da queda nas temperaturas, a umidade do ar melhorou no Estado. O índice deve ficar entre 40% a 50% ao longo do dia.

Segundo o instituto, deve chover durante todo o dia na cidade e podem ocorrer trovoadas isoladas. O céu permanece nublado e o acumulado pode atingir os 100 milímetros/ dia com ventos de até 100 km/h.

Alguns municípios podem presenciar o fenômeno climático chamado de chuva escura, ou chuva preta. Ela  acontece devido à alta concentração de agentes poluentes na atmosfera, como poeira e fuligem resultantes das queimadas florestais no Pantanal e Cerado.

Chuva no município de Dourados, neste domingo (Foto: Helio de Freitas)
Chuva no município de Dourados, neste domingo (Foto: Helio de Freitas)

De acordo com o meteorologista do Inmet, Olivio Bahia, precisa chover de forma mais contínua para a fumaça se dissipar. “Porque não é fumaça só de queimadas em Mato Grosso do Sul, tem fumaça de queimadas que vem da Amazônia, da Bolívia, Paraguai”,

No sábado (14) na região de Eldorado, a 442 km de Campo Grande, moradores chegaram a registrar em vídeo o fenômeno da chuva escura.

“Moro aqui há 37 anos e nunca vi algo assim. A fumaceira estava tão intensa que não dava para enxergar a 1 km de distância. Quando vi que começava a chover em alguns pontos, peguei um balde branco e coloquei lá fora. Só caiu água da chuva, e ela ficou com essa cor escura".

A água da chuva escura não é própria para consumo humano, devido a presença de contaminantes nocivos à saúde.  Ela pode poluir as águas superficiais e a vegetação

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias