ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Cabe dentro de uma caixinha: filhote de jaguatirica é resgatado na MS-166

Felino foi encontrado a 75 km da cidade de Bela Vista com sinais de doença e encaminhado para o Cras

Gabriela Couto | 13/01/2023 11:13
Pequenininho, filhote de jaguatirica foi colocado dentro de uma caixa de sapatos durante resgate. (Foto: PMA)
Pequenininho, filhote de jaguatirica foi colocado dentro de uma caixa de sapatos durante resgate. (Foto: PMA)

Um filhote de jaguatirica foi encontrado à margem da MS-166, a 75 km de Bela Vista, próximo ao distrito da Cabeceira do Apa. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi informada que o animalzinho estava sozinho, com sinais de doença.

Ao chegar no local, foi encontrado o pequeno, que coube dentro de uma caixa de sapatos, aparentando sinais graves de desnutrição e desidratação. Os policiais procuraram no local a mãe do filhote, que poderia, inclusive, ter sido atropelada, mas não a encontraram nas imediações.

Sem identificar o problema que fez com que a mãe abandonasse o filhote, a pequena jaguatirica foi capturada, hidratada e alimentada por um médico veterinário do programa estadual “Estrada Viva”, que se encontrava na região. O animal foi encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

De acordo com biólogos, animais são abandonados por suas mães quando eles apresentam algum problema de saúde. Também não é descartada a hipótese de a pequena jaguatirica ter sido abandonada em estado grave na rodovia por um ser humano que pode ter capturado o animal de forma ilegal. Vale acrescentar que crimes contra a fauna silvestre está no código penal e prevê detenção de seis meses a um ano e multa.

Nos siga no Google Notícias