ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Chuva desta terça-feira ajuda a conter incêndios no Pantanal

Pluviosidade de 120 milímetros colaborou no trabalho de brigadistas em MS

Por Gustavo Bonotto | 24/10/2023 17:59

Acompanhada de ventos fortes, a chuva de 120 milímetros que caiu na região sul do Pantanal ajudou a conter focos de incêndio na Terra Indígena Kadiwéu, nesta terça-feira (24). Imagens registradas pelo helicóptero da Ecoa mostram carandazal queimado pela área estimada de 60 mil hectares.

Conforme noticiado, o calor extremo acompanhado da baixa umidade relativa do ar faz o mês de outubro ser crítico em incêndios do bioma. Segundo o coordenador estadual do PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Márcio Ferreira Yule, três operações consecutivas contra o fogo são realizadas nesta semana.

"Começou um incêndio fora da Unidade de Conservação e a adentrou. Agora, alguns focos saem para outras áreas e atingem outras propriedades. Estamos trabalhando em sintonia, porém, em áreas distintas. O Corpo de Bombeiros mato-grossense está com estrutura robusta de combate", detalha Yule sobre a operação que une Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contra o fogo no Pantanal.

Vista áerea de um carandazal, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/Prevfogo)
Vista áerea de um carandazal, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/Prevfogo)

Levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) aponta aumento de 20% nos focos de incêndio no Pantanal em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados, 1.436 registros foram feitos no bioma (entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) até a semana passada.

Do total, 694 focos foram registrados na região de Aquidauana, Corumbá e Miranda. A situação é considerada mais grave no Pantanal norte, em Mato Grosso, onde já houve 742 focos.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias