Chuvas estabilizam nível do Rio Paraguai na região do Pantanal
Monitoramento mostrou que em Ladário nível do Rio estabilizou em 58 centímetros positivos
As chuvas que atingiram a região do Pantanal em Mato Grosso do Sul nessa semana diminuíram o impacto da seca história registrada na bacia do Rio Paraguai. O Serviço Geológico do Brasil vem monitorando a situação e pelo 3º ano consecutivo a região não apresentou a habitual cheia.
Na segunda-feira (11), a altura do Rio Paraguai em Ladário, a 419 quilômetros de Campo Grande, chegou a registrar 56 centímetros negativos, conforme o indicou o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, vinculado às Forças Armadas. Terceiro índice mais baixo em 110 anos.
A estimativa do Serviço Geológico do Brasil, na ocasião, era de que a corrente chegaria esta semana aos 59 centímetros negativos, no entanto, as fortes chuvas que atingiram a região impediram o decréscimo diário de 2 centímetros e o rio estabilizou nos 58 centímetros positivos, segundo menos já registrado nessa época do ano.
Na região de Porto Murtinho, a 454 km da Capital, houve aumento de 1 centímetro no nível da água esta semana. Marcando o segundo menor registrado em toda sua série histórica de dados com 82 anos.
De acordo com o pesquisador em geociências, Marcelo Parente Henriques, as chuvas já começaram a apresentar seus efeitos. Para as próximas semanas estão previstas precipitações mais constantes na região da bacia do rio Paraguai, com isto, é provável que a tendência de estabilização do nível se mantenha e em breve se transforme em elevação.