Com queimaduras, anta de 150 quilos é resgata debilitada pela PMA
Animal foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental
Anta de 150 quilos foi resgatada debilitada, com queimaduras em chácara próximo ao município de Rio Verde, distante 208 quilômetros de Campo Grande, neste sábado. O animal foi resgatado por policiais militares ambientais com ferimentos nas patas e em parte do corpo.
O animal ferido foi encontrado pelo proprietário de uma chácara que acionou os resgata. Os Policiais procuraram atendimento médico veterinário para estabilização e diminuição de dores da anta, que já foi encaminhada e entregue ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na Capital.
Nesse período crítico de seca, parte da população insiste em fazer uso do fogo de forma irregular, prejudicando à população e à fauna.
A queima controlada (autorizada pelo órgão ambiental) está proibida desde o mês de agosto em todo o Estado e o período de proibição se estende até novembro. No entanto, as áreas queimadas no Pantanal e no cerrado batem recorde neste ano.
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre ontem e hoje, houve 4533 mil focos de incêndio em Mato Grosso do Sul. Mais de 30% deles se concentravam na cidade de Corumbá e 20% em Alcinópolis, onde está o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, primeira unidade de conservação criada no Estado.