De férias com família, campo-grandense filma sinais do Furacão Grace
Ventos fortes têm sido registrados em Cancún, no México; Furacão já atingiu dois países e se aproxima de lá
O campo-grandense Evanderson Souza, de 36 anos, passou por um sufoco nesta quarta-feira (18). Ele foi com a família para Cancún, no México, um dos principais destinos turísticos do mundo, mas não contava com o Furacão Grace, que já atingiu dois países na América Central e que pode chegar no país mexicano ainda hoje.
Com as carteirinhas de vacinação em dia, Souza relata que foram celebrar o aniversário da filha, que planejavam há sete anos e só agora conseguiram ir. "O tempo ainda está bem feio, mas não derrubou árvore. De madrugada, foi igual cena de filme do fim do mundo, muito assustador", relata ao Campo Grande News.
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele relatou que o mar, antes calmo, estava muito agitado por conta da ação do vento, que se formava a centenas de quilômetros da praia. “As nuvens já começaram a chegar, já está chovendo. Lá no horizonte, você consegue ver uma chuva. A princípio, isso aqui não tinha, essas nuvens aqui”.
Todo mundo ficou com medo, eram umas 14h, de repente ficou de noite em questão de 15 minutos ficou dia de novo. Quando voltamos para o hotel, não saímos do quarto, nem para jantar", relata.
Nos stories, ele contou praticamente toda sua jornada desde quando descobriu que suas férias poderiam ser replanejadas, ao ser notificado pelo hotel em que estava hospedado sobre a expectativa deste fenômeno. “Todo mundo já fica apreensivo, descemos no hall do hotel para procurar mais informações”.
Ele relata que os funcionários disseram que não estava “fora do normal”, mas medidas preventivas como a instalação de proteções metálicas para proteger janelas e vidros foram tomadas. Além disso, caso a ação da natureza fosse muito pior, haveria possibilidade de que ficassem em um abrigo subterrâneo.
Souza arrumou as malas e ficou de sobreaviso. O hotel Royal Park, onde ele se hospedou, foi o mesmo que a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano e o blogueiro Alvxro ficaram. Em uma das publicações, ele tentou até rir da situação: “[A gente] já está muito chique mesmo, com o furacão passando, no mesmo hotel do Zé Neto”.
Na madrugada de hoje, ele relata que houve ventos fortes, e portas e janelas estavam batendo. O susto foi grande, mas por conta da distância entre o "olho do furacão" e a cidade em que estava, o impacto não foi mais grave. À reportagem, ele garantiu que está tudo bem com ele e a família.
"Foi muito assustador, minha irmã quando viu os vídeos, me ligou, lá de Cuiabá, querendo que eu voltasse para casa. Mas não daria, a sorte é que eles têm toda uma preparação, são muito preparados para essa situação. Mas foi apenas uma tempestade de grau um, se fosse dois ou três, disseram que a gente iria para um abrigo subterrâneo", conta.
Furacão - O fenômeno já atingiu a Jamaica e o Haiti e há previsão de que chegue ao México nesta quinta-feira (19), na cidade de Tulum, que fica a cerca de 131 quilômetros da cidade turística de Cancún.
Segundo o NHC (Serviço Nacional de Furacões) dos Estados Unidos, a expectativa é que ele chegue a tocar o solo na península de Yucatán. O órgão estadunidense diz ainda que ele chega a registrar ventos de até 130 quilômetros por hora.
O Grace era uma tempestade tropical, mas ganhou força nos últimos dias e passou a ser considerado um furacão. Antes de chegar ao México, já atingiu o Haiti, que se recupera de um terremoto, e a Jamaica, onde causou deslizamentos e enchentes.