ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Deputado pede plano de contingência diante do período de seca severa no Pantanal

"A situação é grave e precisamos estar atentos aos alertas emitidos", diz Paulo Duarte sobre queimadas

Por Ângela Kempfer | 04/06/2024 16:56
Paulo Duarte (camisa laranja) em reunião na segunda-feira com o secretário Eduardo Rocha. (Foto: Assessoria)
Paulo Duarte (camisa laranja) em reunião na segunda-feira com o secretário Eduardo Rocha. (Foto: Assessoria)

Em meio às condições climáticas que ameaçam a região pantaneira, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou durante sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa indicação direcionada ao Governo do Estado pedindo de forma emergencial a disponibilização de veículos, aeronaves e equipes do Corpo de Bombeiros para enfrentar os incêndios florestais. Além disso, o parlamentar requisitou a formulação de um plano de ações e contingência diante do iminente período de seca extrema que se aproxima do município de Corumbá.

Na tarde de segunda-feira (3), o deputado já havia se reunido com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, o secretário Eduardo Rocha, para discutir a gravidade da situação dos incêndios florestais em Corumbá. A audiência também envolveu o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas. Durante esses encontros, foi informado que o governo estadual enviará um helicóptero nesta terça-feira (4) para auxiliar no combate aos incêndios que já se alastram pela região do Canal do Tamengo, desde o início do mês de junho.

Segundo relatos, além do Canal do Tamengo, a localidade do Paraguai Mirim também está sendo consumida pelas chamas desde o feriado de Corpus Christi. Esses incidentes têm afetado diretamente a área urbana de Corumbá, envolvendo-a em nuvens de fumaça que se intensificam com o clima seco e os ventos fortes.

"Estive em Corumbá durante o feriado e final de semana. A situação é grave e precisamos estar atentos aos alertas frequentes que estão sendo emitidos, os quais indicam que este ano a região pantaneira enfrentará uma seca histórica. Não podemos permitir que 2020 se repita. O Governo do Estado está fornecendo recursos, mas cabe à população contribuir para a preservação do Pantanal", enfatizou Paulo Duarte.


Nos siga no Google Notícias