ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Deputado pede plano de contingência diante do período de seca severa no Pantanal

"A situação é grave e precisamos estar atentos aos alertas emitidos", diz Paulo Duarte sobre queimadas

Por Ângela Kempfer | 04/06/2024 16:56
Paulo Duarte (camisa laranja) em reunião na segunda-feira com o secretário Eduardo Rocha. (Foto: Assessoria)
Paulo Duarte (camisa laranja) em reunião na segunda-feira com o secretário Eduardo Rocha. (Foto: Assessoria)

Em meio às condições climáticas que ameaçam a região pantaneira, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou durante sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa indicação direcionada ao Governo do Estado pedindo de forma emergencial a disponibilização de veículos, aeronaves e equipes do Corpo de Bombeiros para enfrentar os incêndios florestais. Além disso, o parlamentar requisitou a formulação de um plano de ações e contingência diante do iminente período de seca extrema que se aproxima do município de Corumbá.

Na tarde de segunda-feira (3), o deputado já havia se reunido com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, o secretário Eduardo Rocha, para discutir a gravidade da situação dos incêndios florestais em Corumbá. A audiência também envolveu o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas. Durante esses encontros, foi informado que o governo estadual enviará um helicóptero nesta terça-feira (4) para auxiliar no combate aos incêndios que já se alastram pela região do Canal do Tamengo, desde o início do mês de junho.

Segundo relatos, além do Canal do Tamengo, a localidade do Paraguai Mirim também está sendo consumida pelas chamas desde o feriado de Corpus Christi. Esses incidentes têm afetado diretamente a área urbana de Corumbá, envolvendo-a em nuvens de fumaça que se intensificam com o clima seco e os ventos fortes.

"Estive em Corumbá durante o feriado e final de semana. A situação é grave e precisamos estar atentos aos alertas frequentes que estão sendo emitidos, os quais indicam que este ano a região pantaneira enfrentará uma seca histórica. Não podemos permitir que 2020 se repita. O Governo do Estado está fornecendo recursos, mas cabe à população contribuir para a preservação do Pantanal", enfatizou Paulo Duarte.


Nos siga no Google Notícias