Em Campo Grande, 65 mil árvores já foram podadas para evitar acidentes elétricos
Número corresponde a cortes feitos pela Energisa de janeiro a setembro deste ano
Em Campo Grande 65,8 mil árvores já foram podadas desde o início de 2022. O corte faz parte de estratégias de prevenção que impedem o contato dos galhos com a rede elétrica, o que compromete o fornecimento de energia e pode causar acidentes. De Janeiro a Agosto deste ano foram realizadas 61.949 podas no perímetro urbano de Campo Grande. Em 2021, o número era 170% menor, o equivalente a 22.866.
A ação é realizada pela Energisa/MS, de maneira preventiva. Em nota, a companhia informou que de janeiro a junho deste ano, mais de 75% das ocorrências envolvendo rompimento de cabos e fios em Campo Grande, foram relacionadas a galhos de árvores em contato com a rede elétrica.
De acordo com a empresa, desde o início do ano foram feitas 138 mil podas em todo Mato Grosso do Sul. No início do mês o serviço foi intensificado e o cronograma incluiu o atendimento simultâneo em 15 cidades na região norte, sul e central.
Ela salientou que as árvores são monitoradas por uma companhia terceirizada que visita as plantas e identifica as com maior potencial de acidentes. A empresa afirmou que o número expressivo deste ano são reflexos aa análise da companhia contratada, que foi diferente da que realizou as podas em 2021.
O Coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, Diego Souza Silva, explicou que a poda de árvore é responsabilidade da Prefeitura de cada município. Porém, como ação preventiva, a concessionária possui um cronograma para realização desta atividade. A empresa atua apenas nos casos em que a vegetação está em contato com a rede elétrica e pode representar risco à população.
“Esse cronograma é definido com o apoio de uma equipe especializada, que faz o monitoramento dos postes. Na fase inicial é realizado um estudo para selecionar as áreas que necessitam de poda preventiva. A distribuidora se mantém ativa na conscientização de todas as partes envolvidas nesse processo”, comentou.
A ação acontece na região Norte: Aquidauana, Corumbá, Bodoquena, Bela vista, Jardim e Porto Murtinho. No Sul: em Ponta Porã, Bataguassu, Ivinhema, Angélica, Dourados, Naviraí, Mundo Novo e Iguatemi e no Centro, em Campo Grande.