Equipe mapeia 70 árvores notáveis da UFMS e quer levar projeto às escolas
O projeto considerou critérios como valor patrimonial, características culturais e ecológicas
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul investe no projeto de pesquisa "Árvores Notáveis", criado pelo professor Antônio Conceição Paranhos Filho da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.
A ideia é identificar e destacar árvores notáveis na UFMS, colocando placas informativas e elaborando livro digital com esse mapeamento. Assim, a instituição espera promover sensibilização ambiental e valorização dessas espécies. A iniciativa também ganhou força graças à paixão da bióloga Jackeline Maria Zani Pinto da Silva Oliveira pela flora da universidade e recebeu apoio de estudantes e servidores.
Segundo os coordenadores do projeto, definir o que torna uma árvore notável foi um desafio, pois o conceito não é amplamente definido, mas envolve relevância biológica, física ou cultural percebida por um grupo de pessoas. A equipe mapeou 70 árvores notáveis na Cidade Universitária, considerando critérios como valor patrimonial, características culturais e ecológicas.
Além de identificar as árvores, a equipe as documentou em um banco de dados geográfico. O projeto também busca levar o conhecimento para além da universidade, com a instalação de placas de identificação e a criação de um livro digital acessível a estudantes da Educação Básica, promovendo a conscientização ambiental.
Essa iniciativa multidisciplinar conecta o conhecimento acadêmico à Educação Básica, criando um inventário das relações entre humanos e a natureza no ambiente urbano e construído da universidade. O projeto destaca a importância da coexistência harmoniosa entre o meio ambiente e a comunidade universitária.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.