Florada de ipês-rosas realça beleza do Pantanal sul-mato-grossense
Estação das flores, típicas do Centro-Oeste, é de encher os olhos, tanto no chão quanto visto de cima
Se do chão o Pantanal sul-mato-grossense é bonito, visto de cima é ainda mais perfeito. E o que parecia impossível melhorar, torna-se exuberante quando o assunto é florada de ipês. O cenário cheio de flores rosas realça a beleza do bioma que tem conquistado cada vez mais admiradores.
As imagens foram postadas nas redes sociais do bombeiro Silvanei Coelho. O autor do registro é desconhecido. As flores são comuns na região Centro-Oeste e enchem os olhos de quem passeia pelas cidades ou mora na região.
A planta é considerada uma das árvores mais belas e importantes da fauna e flora brasileira. O nome científico da árvore é Handroanthus heptaphyllus. Além do rosa, as flores também podem ser encontradas na natureza nas cores, roxas, amarelas e brancas.
O engenheiro agrônomo do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Jason Brais Benites Oliveira, destaca que o início da florada dos ipês indica não somente a reprodução da planta, mas que o clima na região está mais seco.
“É uma planta típica do bioma Cerrado. Nessa época, a gente ainda tem um pouco de chuva e temperatura mais amena, o clima do outono proporciona isso. No amarelo, é um clima mais seco e, por último, o branco”, destacou.
Apesar os ipês roxo e rosa serem os primeiros a florescer, existe a possibilidade de todas surgirem na mesma época, mas sempre entre o outono e inverno, período com pouca chuva no Centro-Oeste.
“Eles florescem, caem todas as flores, porque a planta tem uma tendência natural e a prioridade é a reprodução. A flor é uma característica da reprodução da planta”, conta o engenheiro agrônomo.