Fogo na fronteira com Bolívia põe Serra do Amolar em alerta
Foco de incêndio foi identificado na manhã de ontem (24); bombeiros foram para lá
Bombeiros que combatem os incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul estão se deslocando até a fronteira Brasil/Bolívia – entre a Serra do Amolar brasileira e o Chaco boliviano – para avaliar focos de incêndios vistos em satélite na manhã de ontem (24). A informação veio da assessoria de imprensa da corporação.
"Atualmente o fogo está localizado no território boliviano e é monitorado pelo Sistema de Comando de Incidentes devido ao risco de se espalhar e adentrar o território brasileiro. A área em alerta inclui a Serra do Amolar, região de grande importância ambiental e ecológica", diz nota enviada hoje (25) pelo Corpo de Bombeiros.
A Serra do Amolar é considerada "santuário da biodiversidade" e carrega o título de Patrimônio Natural da Humanidade.
No fim do mês passado, a Brigada Alto Pantanal, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), combateu o fogo que assolava a Baía de Mandioré, área boliviana, para impedir que os incêndios invadissem a Serra do Amolar.
Os militares de Mato Grosso do Sul e de outros estados, além de brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), das Forças Armadas, da Força Nacional e de brigadas voluntárias, seguem combatendo o fogo em diferentes áreas do Pantanal su-mato-grossense.
De 1º de janeiro até o momento, 848.900 hectares queimaram no bioma em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segundo monitoramento do Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Fderal do Rio de Janeiro).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.