ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  05    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Funai é autorizada a contratar 25 temporários pelo Novo PAC

Portaria publicada hoje prevê que edital seja divulgado em até seis meses

Por Silvia Frias | 05/09/2024 10:29
Cargos estão relacionados às atividades de licenciamento ambiental (Foto: Wagner Krahô/Associação Apoinkk)
Cargos estão relacionados às atividades de licenciamento ambiental (Foto: Wagner Krahô/Associação Apoinkk)

O governo federal autorizou a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) a contratar, por tempo determinado, 25 pessoas para atender a “necessidade temporária de excepcional interesse público” e irão atuar nas atividades relacionadas ao licenciamento ambiental oriundos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Pela portaria publicada hoje no Diário Oficial da União serão destinadas vagas para analista socioambiental (10), analista ambiental (10), analista em regularização fundiária de terras indígenas (1), gestor em licenciamento ambiental (2) e gestor em regularização fundiária de terras indígenas (1).

Segundo o texto, ficará sob responsabilidade da Funai a definição da remuneração dos contratados. O prazo de duração dos contratos e as possíveis prorrogações devem obedecer ao que prevê o artigo 4 da Lei nº8745/1993, com tempo de seis meses a quatro anos.

O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, contados a partir da publicação da portaria.

O documento é assinado pelas ministras de Estado de Gestão, Esther Dweck e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

O licenciamento ambiental é um dos pontos fundamentais do avanço dos projetos previstos pelo Novo PAC. No caso específico, qualquer empreendimento que passe em território indígena precisa de manifestação da Funai.

Segundo governo federal, o Novo PAC vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo R$ 1,3 trilhão até 2026. Os investimentos do programa têm compromisso com a transição ecológica, com a neoindustrialização, com o crescimento do País e a geração de empregos de forma sustentável.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias