ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Governo amplia de quatro para nove as áreas para pesque e solte nos rios de MS

Já faziam parte da restrição os rios Perdido, Abrobal e Vermelho em toda sua extensão, e parte do Rio Negro

Lucia Morel | 31/03/2022 18:31
Policiais militares ambientais em fiscalização. (Foto: Divulgação PMA)
Policiais militares ambientais em fiscalização. (Foto: Divulgação PMA)

O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou de apenas quatro para nove o número de áreas onde a pesca pode ser feita apenas na modalidade pesque e solte, sem autorização para captura e pesca comercial.

Já faziam parte da restrição os rios Perdido, Abrobal e Vermelho em toda sua extensão, além de parte do Rio Negro, entre a cidade do mesmo nome e Aquidauana. Agora, este último, só deve ser usado para fins de pesca turística por completo.

A ampliação inclui ainda toda extensão dos rios Carrapatinho, Touro Morto e Agachi, e também parte dos rios Aquidauana e Miranda, sendo o primeiro em trecho que compreende o local conhecido como Garrafa, na Estância Caiman, até sua foz com o Rio Miranda e o segundo entre a ponte da MS-184, na comunidade Passo do Lontra, até o Canal do Arrozal, na Fazenda Cristo Redentor.

A medida contribui para a proteção da vida nos rios e conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), auxilia a sobrevivência das espécies.

Vale ressaltar que o decreto 15.908/22, que alterou o anterior sobre a ocupação, o uso do solo e da água da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, autoriza a pesca nesses locais desde que seja de caráter científico e/ou, para subsistência, ao ser "praticado por ribeirinho residente na região, que embarcado ou desembarcado, utilize os petrechos autorizados, sendo vedado o transporte e a comercialização do pescado".

Nos siga no Google Notícias