In love: Novo casal de onças-pintadas é flagrado em reserva no Pantanal
Macho que não estava catalogado foi avistado pela primeira vez por biólogos em Aquidauana
Trabalhadores da Reserva Santa Sofia, um dos pontos de atuação do projeto Onçafari, fizeram descoberta recente. Uma onça-pintada macho, que nunca havia sido avistada na região, foi catalogada. O “grandão” ganhou o nome de Ramiro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Trabalhadores da Reserva Santa Sofia registraram o avistamento de um novo macho de onça-pintada, chamado Ramiro, acompanhado da fêmea Jurema, já monitorada pelo projeto Onçafari. A descoberta, feita enquanto as onças descansavam em uma manilha de concreto, indica a formação de um novo casal e demonstra a eficácia das estruturas instaladas após incêndios na reserva, que se tornaram refúgio para os felinos durante o calor intenso.
O avistamento também indica a formação de um novo casal apaixonado no Pantanal sul-mato-grossense, presente de fim de ano para o programa que trabalha no monitoramento de onças e preservação da espécie.
Conforme postagem feita no dia 18 de dezembro, integrantes da equipe de manutenção da reserva viram as duas onças descansando em uma manilha de concreto e acreditaram se tratar de uma mãe com seu filhote, mas acionaram os biólogos da unidade de conservação. Os especialistas, então, identificaram que se tratava de Jurema, uma fêmea monitorada, e o macho, que jamais havia sido visto.
Os dois, naquele momento, já estavam para fora do tubo e tentavam se livrar do calor de 35ºC – máxima apontada pelos termômetros na região no dia 18 – na sombra de uma árvore. “Ramiro foi avistado pela primeira vez, até então era um macho desconhecido por nossa equipe. Já Jurema é uma fêmea monitorada e essa foi a segunda vez que ela foi vista utilizando as manilhas de concreto nas horas mais quentes do dia”.
Ainda de acordo com a postagem, após os incêndios na Reserva Santa Sofia, a restruturação de pontes contou com a instalação de manilhas, locais que são procurados felinos em dias de calorão, mas que também serviram de proteção, ajudando a salvar vidas após a passagem do fogo.
As imagens foram feitas por Luan Ramires, que atua como guia e auxiliar de reintrodução do Onçafari.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.