ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

In love: Novo casal de onças-pintadas é flagrado em reserva no Pantanal

Macho que não estava catalogado foi avistado pela primeira vez por biólogos em Aquidauana

Por Anahi Zurutuza | 26/12/2024 17:18


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Trabalhadores da Reserva Santa Sofia registraram o avistamento de um novo macho de onça-pintada, chamado Ramiro, acompanhado da fêmea Jurema, já monitorada pelo projeto Onçafari. A descoberta, feita enquanto as onças descansavam em uma manilha de concreto, indica a formação de um novo casal e demonstra a eficácia das estruturas instaladas após incêndios na reserva, que se tornaram refúgio para os felinos durante o calor intenso.

Trabalhadores da Reserva Santa Sofia, um dos pontos de atuação do projeto Onçafari, fizeram descoberta recente. Uma onça-pintada macho, que nunca havia sido avistada na região, foi catalogada. O “grandão” ganhou o nome de Ramiro.

O avistamento também indica a formação de um novo casal apaixonado no Pantanal sul-mato-grossense, presente de fim de ano para o programa que trabalha no monitoramento de onças e preservação da espécie.

Conforme postagem feita no dia 18 de dezembro, integrantes da equipe de manutenção da reserva viram as duas onças descansando em uma manilha de concreto e acreditaram se tratar de uma mãe com seu filhote, mas acionaram os biólogos da unidade de conservação. Os especialistas, então, identificaram que se tratava de Jurema, uma fêmea monitorada, e o macho, que jamais havia sido visto.

Os dois, naquele momento, já estavam para fora do tubo e tentavam se livrar do calor de 35ºC – máxima apontada pelos termômetros na região no dia 18 – na sombra de uma árvore. “Ramiro foi avistado pela primeira vez, até então era um macho desconhecido por nossa equipe. Já Jurema é uma fêmea monitorada e essa foi a segunda vez que ela foi vista utilizando as manilhas de concreto nas horas mais quentes do dia”.

Ainda de acordo com a postagem, após os incêndios na Reserva Santa Sofia, a restruturação de pontes contou com a instalação de manilhas, locais que são procurados felinos em dias de calorão, mas que também serviram de proteção, ajudando a salvar vidas após a passagem do fogo.

As imagens foram feitas por Luan Ramires, que atua como guia e auxiliar de reintrodução do Onçafari.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias