ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Inmet faz alerta de baixa umidade do ar para 29 municípios em MS

Segundo Inmet, umidade do ar pode variar entre 20% e 30%, número considerado alto risco pela OMS

Mylena Fraiha | 09/08/2023 16:58
Inmet faz alerta de baixa umidade do ar para 29 municípios em MS
Pessoas caminhando no Parque das Nações Indígenas durante tempo seco na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

Com o tempo seco predominando, 29 municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira (9). De acordo com Inmet, o alerta é válido a partir das 10h30 e permanecerá em vigor até as 19h.

Entre esses 29 municípios, 11 estão marcados por um tom laranja, sinalizando perigo iminente de baixa umidade. Os municípios afetados incluem Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora.

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nessas áreas pode variar entre 20% e 30%. Esse nível é considerado de alto risco de desidratação, como indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), além de aumentar o perigo de incêndios florestais.

A umidade relativa do ar nas áreas atingidas varia entre 20% e 12%, o que representa não apenas um risco à saúde, mas também um potencial para incêndios florestais. Os sintomas incluem ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Além disso, nesta quarta-feira (9), também foi emitido alerta amarelo de baixa umidade, indicando perigo potencial, para outros 18 municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Terenos e Três Lagoas.

Esses municípios também estão sob a ameaça de umidade variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e impactos à saúde.

SaúdeA OMS adverte que índices de umidade abaixo de 30% já são considerados perigosos para a saúde, com sintomas que incluem ressecamento das mucosas do nariz e garganta, além de possíveis sangramentos nasais e irritações oculares.

Conforme recomendações do Inmet, a população dessas áreas é aconselhada a tomar precauções, como manter-se hidratada, evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia e adotar medidas de prevenção contra incêndios.

Tempestade - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de risco iminente de tempestade para 20 municípios da região sul do Estado. Segundo o instituto, há a possibilidade de ocorrência de chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos, com velocidades variando de 40 a 60 km/h, e a ameaça de queda de granizo.

Os municípios afetados incluem Amambai, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias