Inmet prorroga alerta de baixa umidade para Mato Grosso do Sul
No fim de semana, o seis cidades de MS ficaram entre as mais secas do País, com índices abaixo dos 30%
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou neste domingo (9) o alerta amarelo de baixa umidade do ar para 72 municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% e há risco de incêndios florestais e à saúde.
No fim de semana, o Estado continuou no ranking das cidades mais secas do País, com índices abaixo dos 30%. Segundo dados do Inmet, neste sábado (8), Porto Murtinho ficou em 5º lugar com 24%. Coxim e Nhumirim (região de Corumbá) registram umidade do ar de 25%. Também aparecem na lista Aquidauana, Sonora e Três Lagoas, todas com índice de 26%.
Diante das condições climáticas, a orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.