Irmãos ou amigos? Onças-pintadas formam dupla inseparável de machos
Comportamento de Timburé e Divino é considerado incomum para machos da espécie
Onças-pintadas têm hábitos solitários e territorialistas, os machos da espécie mais ainda. Surpreendendo especialistas ao fugirem do padrão comportamental, os machos Timburé e Divino são encontrados cada vez mais juntos, seja dormindo, dividindo carcaças e até mesmo fêmeas no Pantanal de Mato Grosso do Sul, aproximadamente 250 quilômetros da Capital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No Pantanal de Mato Grosso do Sul, os machos de onça-pintada Timburé e Divino desafiam o comportamento solitário típico da espécie ao serem vistos juntos, compartilhando carcaças e até fêmeas. Fotografados por Bruno Sartori, os dois podem ser irmãos ou apenas parceiros que se unem para reduzir a competição territorial. Timburé, um dos grandes machos da região, é conhecido por sua confiança e interação com veículos de safári. Este comportamento inusitado das onças destaca a possibilidade de novas descobertas sobre a espécie.
Um dos registros da dupla foi feito pelo fotógrafo Bruno Sartori. Segundo ele, há suspeita de que Timburé e Divino são irmãos, mas como chegaram na área de monitoramento já adultos, não é possível ter certeza.
Também existe a possibilidade das onças serem apenas dois machos juntando forças para diminuir a competição no território.
Os registros da aliança atípica das onças revelam como é sempre possível avistar algo novo. Timburé é um dos grandes machos que habitam a área da fazenda Caiman, em Miranda. Ele apareceu em 2023. Seu porte e o fato de conviver com onças já habituadas à presença dos veículos de safári marcam seu comportamento confiante.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.