"Juma" registra fumaça que cobre região do Passo do Lontra há quase uma semana
Equipes de brigadistas sobrevoaram local para monitorar incêndio na manhã desta segunda-feira (30)
Até "Juma Marruá" sentiu os impactos das queimadas no Pantanal. A atriz Alanis Guillen, que interpreta a protagonista da novela Pantanal, fez imagens nesta tarde da fumaça que cobre a região. Apesar das cenas serem gravadas na Nhecolândia, a atriz conseguiu registrar os efeitos do fogo na vegetação do Passo do Lontra.
Com a estiagem, os incêndios florestais voltaram ao Pantanal corumbaense, localizado a 318 quilômetros de Campo Grande. Há cinco dias, equipe de 34 militares luta para combater incêndio no Passo do Lontra. Até o momento, foram utilizados pelo menos 12 mil litros de água para controlar as chamas.
De acordo com o jornal Diário Corumbaense, a equipe do Corpo de Bombeiros realizou sobrevoo de monitoramento na manhã desta segunda-feira (30). O fogo foi detectado ao longo da estrada que liga a Pousada Xaraés até a Fazenda Santa Otília.
Também estão sendo utilizadas para dar apoio na operação seis viaturas e uma aeronave tipo Air Tractor.
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados em Corumbá 289 focos de incêndio neste ano, 154 só no mês de maio. O município é o segundo com mais focos em 2022.
Em 2020, 98% das reservas do Pantanal, ou seja, 300 mil hectares, foram dizimadas pelas queimadas. Além dos incêndios, a região sofre com a seca. Como já noticiado pelo Campo Grande News, o nível do Rio Miranda não chega ao mesmo nível desde 2016 na região.