ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Bombeiros combatem fogo que se alastra por regiões do Pantanal e ameaça ponte

Conforme o tenente Hélio, ainda não se sabe o que causou o incêndio, se foi causa humana ou natural

Viviane Oliveira | 09/03/2022 07:37
Fogo se alastra e ameaça atingir ponte na região do Buraco das Piranhas e Passo do Lontra. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Fogo se alastra e ameaça atingir ponte na região do Buraco das Piranhas e Passo do Lontra. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Desde o fim da tarde de ontem (8), equipes do Corpo de Bombeiros de Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande, atuam combatendo incêndio entre as regiões conhecidas como Buraco das Piranhas e Passo do Lontra, no Pantanal.

Conforme o tenente Hélio dos Santos Silva, ainda não se sabe o que causou o incêndio, se foi causa humana ou natural. Com maquinários e caminhões-pipa, os militares e a Brigada de Incêndio da Fazenda BrPec fazem o confinamento do fogo para que as chamas não atinjam a ponte, às margens da BR-262, que liga as propriedades rurais à cidade.

Foram acionados reforços de militares de Aquidauana e Campo Grande. “Uma equipe de bombeiros passou a noite na região. Ainda não sabemos o tamanho da área destruída. Vamos saber agora de manhã”, disse o tenente.

Em 2020, o Pantanal perdeu para o fogo área semelhante a do estado do Rio de Janeiro – 38.600 km². O fogo consumiu desde campos naturais até florestas, em escala sem precedentes em todo o histórico de monitoramento do bioma. Já no ano passado, com a Operação Hefesto, que mobilizou 796 militares para ações de combate e prevenção aos incêndios florestais, houve redução de 63%dos incêndios florestais.

O Pantanal é o bioma que mais queimou proporcionalmente no Brasil nos últimos 36 anos.

Nos siga no Google Notícias