"Matança" de animais em estrada que cruza o Pantanal está com os dias contados
Plano de mitigação de atropelamentos de fauna na BR-262 é aprovado pelo Dnit e será implantado
A esperança para a vida silvestre e para os usuários da BR-262, no trecho entre Aquidauana e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, deu um passo importante com a aprovação do "Plano de Mitigação de Atropelamentos de Fauna e Incremento de Conectividade" pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o "Plano de Mitigação de Atropelamentos de Fauna e Incremento de Conectividade" para o trecho da BR-262 entre Aquidauana e Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O projeto, desenvolvido pela ViaFAUNA em parceria com o ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres), visa reduzir os atropelamentos de animais na rodovia, que é conhecida por ser uma das áreas mais letais para a fauna silvestre. O plano inclui medidas como cercamentos, passagens de fauna e a melhoria da conectividade ambiental, além de um Observatório Rodovias Seguras Para Todos que monitorará a implementação e os resultados das ações.
O projeto, desenvolvido pela ViaFAUNA em parceria com o ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres), foi aprovado na última quinta-feira (7), após anos de monitoramento e esforços conjuntos para reduzir as colisões de veículos com animais na rodovia.
O Plano de Mitigação é uma ação estratégica que visa proteger tanto a fauna local quanto os motoristas e passageiros que utilizam a rodovia. O trecho da BR-262 entre Aquidauana e Corumbá é conhecido como uma das áreas mais letais para a fauna silvestre, com altos índices de atropelamentos de animais, como capivaras, antas, tamanduás e até onças-pintadas.
A preocupação com a segurança dos animais, em especial, gerou um movimento em prol da criação de medidas para mitigar esses impactos, que ganhou força com a campanha #EstradaSeguraParaTodos.
O trabalho de monitoramento de atropelamentos de fauna ao longo dessa rodovia foi realizado pela ViaFAUNA durante 12 meses, e incluiu um levantamento detalhado dos "hotspots" — áreas com maior concentração de acidentes envolvendo animais. A partir desses dados, foram elaboradas soluções específicas para cada ponto crítico, como cercamentos, passagens de fauna e a melhoria da conectividade ambiental.
As passagens de fauna, especialmente em pontos críticos identificados ao longo do trecho, são uma das principais soluções previstas, permitindo que os animais atravessem a estrada de forma segura e sem o risco de colisões.
Além disso, o cercamento dos trechos mais vulneráveis impedirá que os animais se aproximem da pista de maneira perigosa. O plano contribui para a preservação das espécies e o equilíbrio ecológico.
O plano é considerado um marco para as rodovias do Brasil, com grande potencial para servir de modelo para outras regiões do país que enfrentam problemas semelhantes.
"Este é um passo essencial para garantir rodovias mais seguras para todos, seja para a fauna ou para os seres humanos", afirmou a ViaFAUNA em comunicado.
Agora, com o plano aprovado, o próximo passo será a implementação das medidas de mitigação ao longo do trecho. Para garantir que as ações sejam efetivas e que os resultados sejam acompanhados de perto, foi criado o Observatório Rodovias Seguras Para Todos, uma iniciativa que reúne diversas instituições dedicadas à proteção da fauna e à segurança viária.
O Observatório continuará a monitorar o progresso da implementação do plano, garantindo que as soluções previstas sejam aplicadas corretamente e com os devidos ajustes, se necessário.
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