"Nuvem infinita" no céu da Capital é sinal de queda na temperatura
Fenômeno meteorológico causado pela condensação de gases de aeronaves causou confusão entre leitores
Uma nuvem considerada "infinita" foi vista por moradores da região central de Campo Grande durante a tarde desta quinta-feira (18). Leitores, confusos com o fenômeno meteorológico, enviaram relatos através do canal Direto das Ruas.
A servidora aposentada Maria de Jesus Almeida, 69 anos, pensou que o risco branco no céu era relacionado à Esquadrilha da Fumaça. "Achei estranho. Mas é bonito, parece que não acaba nunca".
Já o engenheiro Lucas Jara, 26 de idade, relatou ter a formação da nuvem durante a passagem de um avião. "Foi bem rápido, mas o rastro ficou por um bom tempo no céu. Demorou para dissolver e ficou bem diferente, parecia que estava dividindo o céu".
De acordo com o Climatempo, a condensação da água no ar em contato com gases formaram esta trilha que recebe o nome de "contrail" entre os especialistas. O rastro se cria dependendo das condições atmosféricas para que o gás emitido por aeronaves forme cristais de gelo.
"Acontece quando a umidade da atmosfera está mais favorável para que o gelo se conserve por mais tempo, sem sublimar. Pode ficar até por uma hora no céu", explica o instituto.
Mais cedo, Campo Grande registrou diferença de 10,8 °C em oito horas. O dia, que começou com temperatura mínima de 15,3 °C, bateu 26,1 °C nos termômetros. A oscilação, chamada de alta amplitude térmica, indica a diferença entre mínima e máxima registradas em determinado local em um período de tempo e pode ser prejudicial à saúde quando os valores são muito distantes.
No início desta manhã, pessoas saíram às ruas com blusas de frio, mas foram obrigadas a tirar horas depois devido à oscilação de temperatura. Inicialmente, conforme a meteorologia, os termômetros teriam uma queda brusca a partir desta sexta-feira (19).
Confira a galeria de imagens:
Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões de notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp, pelo número (67) 99669-9563.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok.