ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Onça em toca de tatu? Mais de 70 espécies compartilham mesmo buraco

Armadilha fotográfica instalada em Aquidauana flagram partilha de mesmo espaço entre animais de vida livre

Gabriela Couto | 20/08/2023 14:07
Filhote de onça parda parece ter posado para foto, quando utilizava uma toca de tatu-canastra no Pantanal (Foto: Instagram)
Filhote de onça parda parece ter posado para foto, quando utilizava uma toca de tatu-canastra no Pantanal (Foto: Instagram)

Pesquisadores do projeto Tatu-Canastra do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) registraram um momento inusitado durante a análise das imagens de câmeras traps (armadilhas fotográficas) do último mês: um filhote de onça parda compartilhando a mesma toca de um tatu-canastra, no Pantanal.

O flagra foi feito no dia 20 de junho em uma das bases da pesquisa, no Hotel Fazenda Baia das Pedras, em Aquidauna. De acordo com a publicação, as imagens feitas em frente às tocas revelaram 57 espécies de vertebrados compartilhando os buracos dos tatus-canastra como refúgio térmico, abrigo contra predadores e recurso de alimentação.

Muitos animais que não entram nas tocas, utilizam a areia que os tatus jogam para fora para descansar, como este filhote de onça-parda. No total, mais de 70 espécies foram vistas usando as tocas no Pantanal, um dos três biomas onde o projeto é realizado.

Vale lembrar que um tatu-canastra cava uma toca a cada três noites, em média. Por isso eles são conhecidos como engenheiros do ecossistema, pois alteram o habitat natural e criam novos habitats para outras espécies.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias