ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Parte de MS pode ter vendaval e chuva forte, mas outra segue como deserto

Alerta emitido pelo Inmet informa que 30 municípios podem ter pancadas de chuva

Gabriel de Matos | 08/08/2023 15:28
Parte de MS pode ter vendaval e chuva forte, mas outra segue como deserto
Tempo nessa segunda-feira no bairro Amambaí, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

Mato Grosso do Sul tem alertas meteorológicos extremos para esta terça-feira (8). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu quatro avisos. A região sul de fronteira com o Paraguai pode ter tempestade com chuva de até 50 mm com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

São 30 municípios que estão com esse alerta que ainda prevê risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. A orientação é não ficar debaixo de árvores e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Este aviso de grau amarelo (perigo potencial) foi emitido às 10h50 e terminará às 21h.

Vendaval - Para o extremo leste do Estado, a previsão é de vendaval nos municípios de Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. O alerta prevê ventos entre 40 e 60 km/h e baixo risco de queda de galhos. O aviso também de grau amarelo começou às 20h e expirará às 9h desta quarta-feira (9).

Parte de MS pode ter vendaval e chuva forte, mas outra segue como deserto
Avisos meteorológicos vigentes no Brasil nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Inmet)

Baixa umidade - Mais uma vez, Mato Grosso do Sul tem aviso de baixa umidade grau laranja (perigo). O índice pode ficar entre 20% e 12% com risco de incêndios florestais e à saúde com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O aviso abrange o norte em 12 municípios e se expira às 20h.

Além deste, há o aviso de grau amarelo (perigo potencial) que expira às 23h30. Este também atinge o norte do Estado em 23 cidades. No momento, Campo Grande tem a vigência somente deste.

Vale destacar que o índice mínimo de umidade relativa do ar para o ser humano recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. Além disso, índices na marca de 15% são considerados de deserto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias