ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Piracema termina dia 1° e PMA reforça fiscalização durante o Carnaval

Priscilla Peres | 21/02/2017 12:21

A pesca continua proibida nos rios de Mato Grosso do Sul devido a Piracema, que termina no dia 1° de março. Nos dias que antecedem a abertura e caem no Carnaval, a PMA (Polícia Militar Ambiental) vai reforçar a fiscalização para coibir crimes ambientais.

A “Operação Carnaval”, dentro da Operação Piracema, começa na sexta-feira (24) e segue até às 8h do dia 1º março, quando a pesca estará aberta. De acordo com o Chefe da comunicação da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel Edmilson Queiroz, o foco novamente é a prevenção e repressão à pesca predatória.

Queiroz salientou que a modalidade pesque-solte na calha do rio Paraguai é liberada todos os anos no dia primeiro de fevereiro. Porém, se o pescador matar o peixe estará cometendo crime ambiental de pescar em período proibido. Além disso, nas cidades com tradição carnavalesca e ranchos a fiscalização será intensificada.

Cerca de 80% do efetivo de 361 homens estarão envolvidos na operação, pois os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o pessoal, inclusive, do administrativo, no trabalho de fiscalização.

A Polícia Militar Ambiental alerta ainda que a partir do dia 1º de março, quando a pesca estará aberta, estão previstas as mesmas penalidades para quem pegar peixes fora da medida, usar petrechos não permitidos, pescar em rios proibidos ou ainda com métodos proibidos.

Nos siga no Google Notícias