Policiais avistam lobo-guará em meio a canavial de Rio Brilhante, que logo foge
Espécie enfrenta risco de extinção, segundo ICMBio
Parente dos cães domésticos e raridade no Cerrado, um lobo-guará foi avistado correndo em meio a um canavial de Rio Brilhante na madrugada deste sábado (17).
A aparição é difícil de acontecer, já que o animal sofre risco de extinção, segundo classificação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Em Mato Grosso do Sul, a espécie sofre com atropelamento em rodovias, caças ilegais e redução de seu habitat.
O vídeo acima foi feito por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), durante passagem por estrada entre a plantação de cana.
Dá para ver que o lobinho corre, com suas longas pernas, e olha para trás. Rapidamente, ele adentra o matagal para se esconder.
Cerrado - O lobo-guará é considerado símbolo do Cerrado, embora habite outros biomas. Entre os canídeos da América do Sul, é o maior. Pode pesar até 36 quilos.
Além das pernas alongadas, outras características marcantes são seu pelo dourado e a cauda, que pode medir até 50 centímetros.
O animal tem hábitos solitários e se reproduz com um único parceiro durante a temporada de acasalamentos. Em média, vive 15 anos.