ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Previsão indica temperaturas acima da média para MS em setembro

Para o sul do Estado, na região de fronteira com o Paraguai, a previsão é de chuvas acima da média

Por Gabriel de Matos | 01/09/2024 21:40
Previsão indica temperaturas acima da média para MS em setembro
Pôr do Sol na Avenida Marques de Pombal, no bairro Tiradentes (Foto: Juliano Almeida)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou a previsão climática para setembro de 2024. Mato Grosso do Sul, que deve enfrentar um cenário de chuvas acima da média na região sul neste mês. Além disso, as temperaturas em todo o Estado devem ficar acima da média, ultrapassando os 30ºC.

O mapa divulgado pelo Inmet mostra que, além de Mato Grosso do Sul, a previsão de chuvas acima da média também abrange a faixa norte da Região Norte, o sul de São Paulo e grande parte da Região Sul. Esses locais estão representados em tons de azul, indicando um volume de chuvas superior ao habitual.

Por outro lado, a previsão para a Região Centro-Oeste, que inclui o sul de Mato Grosso do Sul, e a Região Sudeste, bem como o interior da Região Nordeste e o oeste do Paraná, é de chuvas próximas ou abaixo da média climatológica. Essas áreas são representadas em tons de cinza e amarelo no mapa, sinalizando uma diminuição das precipitações.

A redução das chuvas em grande parte do Brasil é atribuída à persistência de massas de ar seco. Esse fenômeno provoca uma diminuição da umidade relativa do ar, resultando em um aumento na incidência de queimadas e possíveis problemas respiratórios.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a falta de chuvas pode favorecer a maturação e colheita do milho e do trigo. Em contraste, a escassez de chuvas pode prejudicar a produção de trigo durante o período de enchimento de grãos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias