ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Primeiro fórum de mudanças climáticas começa nesta segunda-feira na Capital

Secretaria aponta o evento como o mais importante do calendário ambiental no Estado

Por Natália Olliver | 31/03/2024 18:24
Primeiro fórum de mudanças climáticas começa nesta segunda-feira na Capital
Vitoria Regia, no Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Bruno Rezende)

Campo Grande recebe o primeiro Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul. O evento é, segundo a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) o mais importante do calendário para a pasta. Ele acontece nos dias 1º e 2 de abril, no auditório do Sebrae/MS. O tema é “Por um MS Verde, o tempo é agora”.

Conforme Artur Falcette, secretário-executivo da Semadesc, em 2022, o Governo do Estado implantou o Fórum Estadual de Mudança Climática, mas não tinha ativado ainda. Agora, ele será usado através do comitê científico e de câmaras técnicas. O secretário Jaime Verruck, explica que o encontro é um ambiente de debate e aprendizado.

“O Fórum é um grande ambiente que congrega a discussão de toda a política pública ambiental do Estado com ampla participação da sociedade, de todos os segmentos, setor produtivo, academia, instituições de pesquisa e comunidades tradicionais do nosso Estado”.

O primeiro dia contará com a participação do pesquisador e Coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Daniel Vargas. Ele vai abordar a urgência da transição climática e a transformação do verde em valor.  Também será discutido a importância em tornar Mato Grosso do Sul um território conhecido internacionalmente como livre de carbono, ou carbono zero até 2030.

O evento contará com especialistas como Renato Roscoe, Jeconias Júnior e Mônica de Los Rios, que discutirão sobre a adesão dos municípios à agenda climática, estratégias estaduais de Redd+ jurisdicional, e o papel do setor produtivo.

Já no segundo dia, 2 de abril, o fórum oferecerá oficinas práticas. Todas voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores, como pecuária, manejo do fogo, estratégias de carbono neutro, conservação de recursos hídricos e modelos inovadores de agropecuária sustentável.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias