ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Rio Aquidauana terá mutirão de limpeza neste fim de semana

Lixo acumulado será recolhido do leito e depois destinado a local adequado

Por Cassia Modena | 20/03/2024 08:47
Vista aérea do Rio Aquidauana em época de cheia, no ano passado (Foto: Divulgação)
Vista aérea do Rio Aquidauana em época de cheia, no ano passado (Foto: Divulgação)

Um mutirão de limpeza será feito no Rio Aquidauana, que banha quatro cidades de Mato Grosso do Sul, neste domingo (23). A previsão é que o trabalho comece às 5h e vá até as 10h.

Será priorizado o trecho de 19 quilômetros de extensão que começa na barra do Rio Taquarussu e o pesqueiro Toca da Onça, na região conhecida como "portal do Pantanal" do município de Aquidauana. Lixo de todo tipo será retirado do leito e depois destinado a locais adequados pela prefeitura.

Farão o trabalho funcionários da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), agentes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e membros de outras instituições públicas da cidade.

A ação é chamada de "Despoluição do Rio Aquidauana" e será realizada para chamar atenção à necessidade de proteger os recursos hídricos, aproveitando a proximidade da data com o Dia Mundial da Água (22).

A limpeza será realizada por terra, às margens do Rio Aquidauana, e também na via fluvial com uso de 40 embarcações para o grupo se movimentar.

Lixo - Segundo a PMA, lixo no curso d'água é registrado diariamente pelas equipes de fiscalização e, quase sempre, os autores acabam impunes por falta de constatação da autoria.

O acúmulo de resíduos pode contribuir à proliferação de vetores que transmitem doenças como a dengue, zika, chikungunya, febre amarela, raiva, leptospirose, febre bubônica, criptococose e a salmonelose.

Além disso, pode comprometer atividades econômicas como a pesca, turismo e transporte.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias