Segundo filhote de cervo-do-pantanal perde a mãe em menos de 24h
Animais estavam na região do Pantanal Sul, com muita fome e sede, e foram encaminhados ao Cras
A equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Aquidauana foi acionada pelo proprietário de uma fazenda, a 18 km da cidade, que capturou um filhote de cervo-do-pantanal no final da tarde desta quinta-feira (6).
Segundo o produtor rural, o animal estava próximo à sede da sua propriedade, sem a mãe, sem comida e sem água. Ele alegou que não sabia o paradeiro da mãe do filhote e nem o que ocorreu para o bichinho ficar perdido.
Os militares foram ao local, capturaram o pequeno animal silvestre, fizeram a hidratação e alimentaram ele. O bicho foi encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, para possível reintrodução à natureza.
Na quarta-feira (5), situação semelhante ocorreu na mesma região do Pantanal Sul. Outro filhote de veado campeiro foi recolhido por policiais militares ambientais de Miranda. A equipe recebeu o animal levado por funcionários que prestam serviço ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em limpeza da BR-262.
Aos militares, os trabalhadores informaram que o filhote estava separado da mãe, sem alimentação, à margem da rodovia, a aproximadamente 60 km da cidade de Miranda.
Os funcionários informaram ainda que andaram por algum tempo em busca da mãe do filhote na região, porém, não a localizaram e, então, eles o recolheram e o encaminharam ao quartel da PMA, já que o pequeno animal estava com muita fome.
Os policiais recolheram o cervo, uma fêmea, alimentaram e a hidrataram. Ela também foi encaminhada ao Cras da Capital para a possível reintrodução à natureza.