ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Seriema vítima de atropelamento ganha prótese impressa em 3D

Animal perdeu a perna direita em acidente e está se recuperando no Cras, em Campo Grande

Gabriel Neris | 07/10/2021 09:47


Uma seriema adulta, vítima de atropelamento em Costa Rica, recebeu prótese confeccionada em impressora 3D confeccionada para substituir a perna direita. O animal está em tratamento no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

O material foi desenvolvido pelo naturólogo Richard Rasmussen e entregue ao médico veterinário Lucas Cazati, do Cras, em setembro.

“A seriema foi vítima de atropelamento e encaminhada ao Cras em 12 de agosto. Ela chegou com ausência de uma das pernas devido ao atropelamento. Foi então realizado procedimento terapêutico, exames clínicos e iniciamos o processo de produção da prótese, no intuito de proporcionar uma melhor recuperação com qualidade de vida para a ave”, diz Cazati.

Segundo ele, o próximo passo é a reintegração do animal com as outras aves da mesma espécie.

“O Cras, por ser pioneiro em banco de bicos e por executar esse tipo de manobra que reverbera na preservação das espécies, também conta agora com o apoio na produção de próteses para animais com ausência de membros. Em situações como essa, mesmo que um animal nessas condições não possa voltar a natureza, não haverá impeditivo, por exemplo, de que ele tenha qualidade de vida, continue se reproduzindo e gerando descendentes. Dessa maneira, a gente continua contribuindo para o equilíbrio na natureza”, completa.

Nos siga no Google Notícias