Tamanduás são resgatados, um deles com suspeita de intoxicação por veneno
Mãe estava com filhote no dorso enquanto caminhava debilitada pela propriedade rural
Mãe e filhote de tamanduá-bandeira foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental em uma propriedade rural, que fica cerca de 22 km de Naviraí. O resgate foi feito ontem (27). A suspeita é de que a mãe tenha sido intoxicada com veneno para formigas.
Segundo a PMA, um funcionário da fazenda acionou a polícia depois de ver o animal debilitado, cambaleando e aparentemente doente com o filhote no dorso.
Como a mãe estava debilitada, os tamanduás foram encaminhados para atendimento médico veterinário na fazenda Green Farm CO2 Free, no município de Itaquiraí, a qual possui um CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), com estrutura adequada para recebimento e atendimento médico veterinário de animais silvestres e que também presta ajuda à PMA, com os animais resgatados.
O veterinário informou que provavelmente os animais possam ter sido intoxicados pela ingestão de veneno de formigas ou cupins, que são a base da alimentação dos tamanduás, ou outro material contaminante em algum local durante a migração na busca de alimento.
Os bichos estão sob a supervisão do profissional que passa todas as informações aos técnicos do CRAS, de Campo Grande. Assim que possível, serão reintroduzidos à natureza.