ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Temperatura subiu 1,5ºC em MS em 60 anos, aponta estudo

Mudança no clima não foi repentina, segundo pesquisador, e estudo explica onda de calor em pleno inverno

Anahi Zurutuza | 24/08/2023 16:37
Temperatura subiu 1,5ºC em MS em 60 anos, aponta estudo
Fim de tarde em Campo Grande, depois de dia quente (Foto: Juliano Almeida)

As temperaturas máximas em Mato Grosso do Sul aumentaram pelo menos 1,5ºC entre 1961 e 2020, aponta estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Pode parecer pouco, mas segundo a análise do órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explica a onda de calor em pleno inverno.

O estudo revelada que “praticamente todas as regiões do Brasil, sem exceção”, tiveram aumento nas temperaturas. Na maior parte do território brasileiro, os termômetros estão marcando até 1,5ºC a mais, mas há locais, no interior das regiões Nordeste e Norte, que registraram alta entre 2,5ºC e 3ºC neste intervalo de 60 anos.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, respectivamente, têm as maiores “manchas” do avanço de calor.

O cientista climático Lincoln Alves, pesquisador do Inpe e autor do estudo, afirma que as alterações no clima do país estão relacionadas às mudanças climáticas em escala global. “É efeito da mudança do clima somado à urbanização e mudanças no uso e cobertura da terra”, afirmou em entrevista ao Estadão.

Temperatura subiu 1,5ºC em MS em 60 anos, aponta estudo
Alerta de calor e baixa umidade do Inmet para Mato Grosso do Sul e restante do País (Foto: Reprodução)

Previsão – Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a onda de calor que se instalou no país só vai embora às 18h desta sexta-feira (25). Alerta para 48 cidades de Mato Grosso do Sul diz que as temperaturas estão até 5ºC acima da média para essa época do ano.

A máxima hoje em Campo Grande foi de 33,6ºC, às 15h, também de acordo com o Inmet, e nesta semana, a Capital chegou a enfrentar 36ºC. No Estado, a maior temperatura desta quinta-feira (24) foi registrada em Paranaíba, onde fez 38,1ºC.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias