ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Última lua cheia do ano: veja fotos do fenômeno astronômico em MS

Fotógrafo fez registros do pôr do Sol e da "Lua Fria" durante a noite deste domingo (15)

Por Gustavo Bonotto | 15/12/2024 19:34
Laranja, última lua cheia do ano pôde ser vista neste domingo (15). (Foto: Wilmar Carrilho)
Laranja, última lua cheia do ano pôde ser vista neste domingo (15). (Foto: Wilmar Carrilho)

Neste domingo (15), ocorreu a última lua cheia do ano, conhecida como "Lua Fria". O fenômeno, que marca a fase em que o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando totalmente a face visível do satélite natural, pôde ser observado em todas as regiões do planeta, desde que o céu estivesse limpo.

Na Capital, Wilmar Carrilho, de 61 anos, fotógrafo e funcionário público, aproveitou o momento para fazer registros do evento. Utilizando uma máquina semiautomática Nikon, ele fotografou a Lua no Bairro Seminário. “Consultei um portal com os horários do nascer e pôr do sol. Daí, me posicionei e fiquei aguardando o horário exato. Os registros foram feitos por volta das 17h35”, relatou Carrilho.

Conforme a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), o nome "Lua Fria" tem origem nas tradições dos povos nativos norte-americanos, que associavam as fases da Lua aos ciclos da natureza. Em dezembro, o nome remete às temperaturas mais baixas típicas dessa época no Hemisfério Norte. Durante a noite, a Lua apresentou um brilho intenso, chamando a atenção de entusiastas e fotógrafos.

Ainda em dezembro, estão previstas outras fases do satélite natural. A Lua Minguante ocorrerá no dia 22, enquanto a Lua Nova está marcada para o dia 30.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias