Após 'experiência frustrada', Bernal aguarda partidos para definir vice
PP quer formar coligação, mas não descarta ter chapa pura
O prefeito Alcides Bernal (PP) aguarda definição dos partidos, neste período de convenções, para formar sua coligação e escolher o seu candidato a vice, na sua campanha para reeleição. O seu partido conversa neste momento com lideranças do PDT, PTC e PC do B. Caso não haja acerto com as legendas, vai seguir em chapa pura, como ocorreu em 2012.
Ulisses Duarte, dirigente estadual do PP, explicou que o partido vai esperar a definição de eventuais aliados, para definir o vice. "Vai depender da coligação, se vier os aliados eles vão requisitar espaço, sabemos que política não é fácil, estamos estudando as possibilidades, existem conversas em andamento".
Na última eleição, Bernal apresentou Gilmar Olarte, como seu candidato a vice, apenas no dia do registro da candidatura, já que nas convenções não tinha ainda definido. A relação política dos dois durou apenas os primeiros meses a frente da prefeitura, logo depois romperam, com troca de acusações de ambas as partes.
Quando foi cassado, em março de 2014, Bernal acusou o vice de "tramar" sua saída, junto com os vereadores e outros políticos. Olarte assumiu o cargo de prefeito até final de agosto de 2015, quando a Justiça determinou seu afastamento, por ser investigado na Operação Coffee Break, que trata justamente da compra de votos, para cassar seu antigo aliado.
Alianças - O presidente municipal do PP, o vereador Cazuza, divulgou que existem conversas com PDT, que tem como aliado o ex-vereador Paulo Pedra, assim como PTC e PC do B. No primeiro caso, o deputado federal, Dagoberto Nogueira (PDT), confirmou que será candidato a prefeito, sendo aclamado no dia 2, o que inviabilizaria esta aliança.
O partido também contava com a participação do PPS, da vereadora Luiza Ribeiro, mas o partido optou por candidatura própria, em votação no último sábado (23), em favor do ex-secretário estadual, Athayde Nery (PPS).
Câmara - O PP vai lançar 44 candidatos a vereadores, independente de sair em chapa pura ou em coligação. "Já acertamos que se tiver aliança, vai ter coligação na majoritária e chapa pura na proporcional, muitas partidos vão fazer isto", explicou Duarte. O PP elegeu dois vereadores na Capital em 2012, mas hoje conta apenas com Cazuza, já que Waldecy Batista Nunes, o Chocolate, mudou para o PTB, no ano passado.
A convenção do PP deve ser realizada no dia 5 de agosto, data limite, provavelmente na Câmara Municipal. "Vamos acertar os detalhes do evento, a intenção é que nesta campanha de reeleição de Bernal, possamos ter partidos aliados ao nosso lado", ponderou Ulisses.