Ari Artuzi presta depoimento hoje sobre denúncia de racismo
"Nóis temu fazemu serviço de genti branca; serviço de genti", disse ex-prefeito em rádio
O ex-prefeito de Dourados, Ari Artuzi, presta depoimento hoje, às 14h30, no processo por racismo. Ele foi denunciado após declarar “nóis temu fazemu serviço de genti branca; serviço de genti” durante entrevista à Rádio Grande FM, ao comentar obras de recapeamento.
O MPE (Ministério Público Estadual) quer a prisão do ex-prefeito e aplicação de multa de R$ 300 mil. A pena por crime de racismo vai de 2 a 5 anos. A entrevista foi no dia 14 de agosto de 2010.
Na denúncia, o Ministério Público Estadual alega “discurso infamante e racista proferido pelo outrora prefeito da 2.ª maior cidade de Mato Grosso do Sul repercutiu imediatamente, tanto que vários cidadãos reclamaram prontamente perante a emissora que transmitiu o pronunciamento. O telefone da rádio não cessava de tocar com ligações disparadas por ouvintes indignados”, afirma o promotor João Linhares Júnior.
Hoje, acontece a primeira audiência do processo. Ari Artuzi renunciou à prefeitura de Dourados após ser preso pela operação Uragano, deflagrada pela PF (Polícia Federal) em setembro de 2010. Foi revelado esquema de fraudes entre prefeitura, Câmara Municipal e empresários. Artuzi também foi alvo da operação Owari, realizada em 2009.