Câmaras Municipais de MS empossam mesas diretoras para biênio 2023/2024
Eleições ocorreram durante 2022
As Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul empossam a nova Mesa Diretora em 31 de dezembro, para o biênio de 2023/2024. A maioria das eleições para escolha dos comandos ocorreu em meados de setembro/outubro, entretanto, houve vereadores que elegeram a nova composição ainda em 2021.
Este foi o caso de Aquidauana. Quando escolhia o novo presidente para o biênio vigente, os vereadores já elegeram quem deve comandar a Câmara em 2023 e 2024.
O vereador Antônio Nilson Pontim (MDB) será empossado no próximo dia 31 às 9 horas na sala de reuniões da presidência na sede do Poder Legislativo de Aquidauana.
Assim, a nova Mesa é composta ainda pelos vereadores Reinaldo Kastanha – vice-presidente (União Brasil) –, Humberto Torres (PSDB) – 1º secretário – e Francisco Tavares (PT) – 2º secretário.
A reportagem do Campo Grande News fez o balanço com mais sete cidades. A maioria elegeu novo presidente.
Corumbá
Em Corumbá, o novo presidente será Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), do PSDB que, a partir de 1º de janeiro de 2023, assumirá o lugar do vereador Roberto Façanha. Façanha comandou a Câmara por três mandatos. Entretanto, ele não deixa a Mesa e assume como primeiro secretário.
Ainda no município, os vereadores terão como vice-presidente o vereador Samyr Qualhada (PTB); Yussef Salla (PDT), segundo vice-presidente, e Genilson José (Podemos), segundo secretário.
Em Bonito, a nova Mesa será composta pelos vereadores André Luiz Ocampos Xavier, como presidente; Paulo Henrique Breda (vice-presidente); Pedro Ap. Rosário – Pedrinho da Marambaia (1º secretário) e Edimilson Lucas Rachel – Toquinho (2º secretário).
Miranda
Há também a nova composição da Câmara em Miranda. A Mesa Diretora atual foi eleita para o próximo biênio, mantendo o presidente, vereador André Massuda Vedovado.
A mudança ocorre no vice-presidente com o vereador Francisco Cebalho Medeiros, 1º secretário, vereador Marcos Roberto Gomes de Oliveira e a 2ª secretária, vereadora Sibeli Faustino Inácio.
Nioaque
Já em Nioaque, o atual presidente foi reeleito. Silas Ferreira (PSDB) deve comandar a Câmara por mais dois anos.
A composição ficou da seguinte maneira: vice-presidente - Cândida Thereza de Andréa Ferreira (PSDB), 1º secretário - Paulo Roberto Meira Simão (PP) e 2º secretário - José Gonçalves Barboza (MDB).
Porto Murtinho
Em Porto Murtinho, o presidente da Casa de Leis, Elbio dos Santos Balta (PSDB) afirmou que a eleição foi realizada em 2021 e a composição continua a mesma, apenas para o próximo biênio muda a vice-presidência.
O vice era o vereador Helton Atele (PP) e entra a vereadora Aline Costa Soares (PP).
Jardim
Assim como Porto Murtinho, em Jardim a composição da Mesa Diretora deve ter uma mudança, mas na Primeira-Secretaria, conforme o presidente reeleito, Glaucio Cabreira da Costa (PSDB).
A eleição no município foi em junho e a Primeira-Secretaria será deixada pela vereadora Tereza Moreira (DEM) e será assumida por José Roberto Pereira, conhecido com Beto Xuxa (PSDB).