ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com 171.475 "votos neutros", eleitor decidirá "sozinho" o 2º turno

Dos 5 perdedores no 1º turno, apenas o último colocado se posicionou; o restante do candidatos ficou neutro

Por Gabriela Couto | 12/10/2024 11:03
Com 171.475 "votos neutros", eleitor decidirá "sozinho" o 2º turno
Com 171.475 "votos neutros", eleitor decidirá "sozinho" o 2º turno
Reprodução do resultado do primeiro turno das eleições municipais com os seis primeiros colocados (Foto: TSE)

Dos 38,78% dos votos dos candidatos que perderam a eleição municipal, no primeiro turno, em Campo Grande, apenas 0,24%, ou seja, os 1.067 eleitores do último colocado, Ubirajara Martins (DC) receberam a orientação de como votar no segundo turno, no próximo dia 27. O candidato democrata cristão declarou apoio a Rose Modesto (União).

A atual prefeita Adriane Lopes (PP) tenta a reeleição, após ficar em primeiro lugar no primeiro turno, com 31,67% dos votos. A diferença dela para Rose foi de apenas 2,11% do eleitorado. Para vencer, é preciso ter 50% mais 1 dos votos válidos.

Nesta batalha, as duas terão que convencer os demais 171.475 eleitores de Beto Pereira (PSDB - 115.516 votos); Camila Jara (PT - 41.966 votos); Beto Figueiró (Novo - 10.885 votos) e de Luso de Queiroz (PSOL - 3.108 votos). Todos ficaram no mais absoluto "limbo" eleitoral, já que os partidos declararam oficialmente, nesta semana, que vão adotar a neutralidade e liberaram seus correligionários.

Vale ressaltar, que na noite desta sexta-feira (11), o candidato do partido Novo, publicou posicionamento contrário a decisão da legenda. Beto Figueiró se declarou apoiador da reeleição de Adriane Lopes.

Com 171.475 "votos neutros", eleitor decidirá "sozinho" o 2º turno
Dos cinco candidatos que perderam no primeiro turno, apenas Ubirajara (DC) se posicionou a favor de Rose Modesto (União) (Foto: TSE)

Por isso, a construção de apoios tem sido realizada no diálogo individual e com base de muita articulação política. Adriane ganhou apoio declarado de dois nomes importantes no cenário político do Estado: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Eduardo Riedel (PSDB). Ambos estão ao lado da prefeita, graças ao trabalho da madrinha de Adriane, a senadora Tereza Cristina (PP) que apostou desde o início nesta candidatura.

Já Rose tem encontrado mais dificuldade para costurar alianças. Sem caciques políticos e a máquina, até o momento conseguiu apoio declarado apenas o PSD municipal e do ex-deputado estadual Renan Contar, o Capitão Contar (PRTB), que disputou o segundo turno na eleição para governo do Estado, em 2022.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias