ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  30    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com 65 locais de votação alterados, saiba qual sua seção

1º turno acontecerá neste domingo; Eleitores devem verificar local com antecedência para evitar 'perrengues'

Por Natália Olliver | 30/09/2024 10:36
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Urna eleitoral usada no Brasil para a votação dos chefes de Executivo e novos legisladores. (Foto: Silas Lima)
Urna eleitoral usada no Brasil para a votação dos chefes de Executivo e novos legisladores. (Foto: Silas Lima)

Com 65 locais de votação alterados em Mato Grosso do Sul para as eleições municipais de 2024, eleitores devem ficar atentos para não deixar a consulta para última hora e passar perrengue na hora de comparecerem às urnas. Para não errar no dia 6 de outubro, data para o primeiro turno da disputa pelas prefeituras, veja o passo a passo de como consultar a sua zona eleitoral.

O recurso pode ser solicitado de duas formas: por meio do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelo aplicativo e-Título. Pelo site, clique no ícone ‘Serviços eleitorais”, no menu, localizado na parte superior. Em seguida escolha a opção ‘Títulos e local de votação’, depois clique em ‘Consultar local de votação’, por último no item 8 ‘onde votar’,

Para ter acesso a zona eleitoral e seção é preciso informar o nome do eleitor, número do título eleitoral ou CPF, além da data de nascimento e nome da mãe, que é opcional.

Já pelo aplicativo e-Título,  o eleitor acessa o aplicativo com a senha numérica ou por reconhecimento facial e clica na opção ‘Onde votar’, na parte inferior. Caso a sua seção tenha sido alterada, o dispositivo vai avisar com a mensagem “Atenção, seu local de votação mudou. Nesta eleição você votará em um local diferente”.  Para verificar o novo endereço basta clicar no “Ver novo local”.

Aviso sobre mudança de local de votação e informação sobre nova zona eleitoral (Foto: Reprodução)
Aviso sobre mudança de local de votação e informação sobre nova zona eleitoral (Foto: Reprodução)

O aplicativo mostra a seção cadastrada e o novo local de votação em 2024. Ele também mostra rotas de acesso até a zona eleitoral. Ele vai redirecionar para aplicativos de geolocalização como Google Maps, os aplicativos de transporte particular ou Moovit.

No dia da votação os eleitores podem apresentar tanto o documento físico quanto a forma digital, e-Título, para exercer o direito de voto.

Mudança de local -  No Estado 58 locais de votação foram alterados e 7 na Capital. As mudanças incluem endereços definitivos e provisórios:

Escola Alternativa: Agora, a votação ocorrerá na EE Profª Adair de Oliveira, localizada na Rua Dona Carlota, 94, Vila Piratininga (endereço definitivo); EE Maetro Heitor Villa Lobos: A nova localização será na Av. Engenheiro Lutero Lopes, 565, Jardim Morenão (provisório).

Na EE Profª Thereza Noronha de Carvalho: A seção está transferida para a EECIM Marçal de Souza Tupã Y, Rua Luis Vasconcelos, 200, Jardim Los Argeles (provisório); EE Joelina Almeida Xavier: A votação agora acontecerá na Unigran, Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro (provisório) assim como a EE Joaquim Murtinho, que também foi transferida para todas as Unigran na Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro (provisório).

Na Faculdade Estácio de Sá: A seção  foi transferida para o Colégio Status, Unidade TV Morena, Rua Pedro David Medeiros, 210, Jardim Paulista (endereço definitivo).

No Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar): As seções 123, 241, 308 e 387 estão localizadas na Escola Harmonia Bilíngue, Rua Goiás, 944, Jardim dos Estados (endereço definitivo).

A lista completa com os locais de votação que foram alterados pode ser conferido no site do TRE-MS. (clique aqui).

Candidatos - Em Mato Grosso do Sul 7.236 candidatos disputarão pelas prefeituras dos 79 municípios.  Os candidatos a cargos eletivos estão distribuídos entre 233 postulantes a prefeito, 233 a vice-prefeito e 6.771 a vereador. Além das 79 cadeiras para prefeito e vice, o Estado tem 849 vagas para vereador. Ao todo, 24 partidos registraram ao menos uma candidatura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias