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Política

De vans a patinetes, veja propostas de transportes alternativos para a Capital

Revisão do contrato com o Consórcio Guaicurus também está entre as propostas

Por Fernanda Palheta | 30/09/2024 14:08
Ônibus 515 chegando no Terminal Hercules Maymone, que está lotado (Foto: Henrique Kawaminami)
Ônibus 515 chegando no Terminal Hercules Maymone, que está lotado (Foto: Henrique Kawaminami)

Um dos principais desafios das grandes cidades brasileiras, a garantia da mobilidade urbana também é um gargalo para os campo-grandenses. Além dos problemas antigos do transporte coletivo, a população convive cada vez mais com novas dificuldades para se locomover, como o aumento da frota de veículos e consequentemente dos congestionamentos nas principais vias da cidade.

Entre as muitas soluções apresentadas pelos candidatos à Prefeitura de Campo Grande, que mergulharam de cabeça e dedicaram grande parte de seus planos de governo, estão a aposta e fomento em transportes alternativos como vans, bicicletas, patinetes e aplicativos de transporte. A revisão do contrato com o Consórcio Guaicurus é ponto de convergência, assim com o aumento de investimento no transporte público.

Adriane Lopes (PP) – A prefeita e candidata a reeleição, Adriane Lopes (PP) quer atrair novos usuários para o sistema de transporte público de Campo Grande, para isso ela promete modernizar os terminais de transbordo e os pontos de embarque e desembarque, redimensionar as linhas existentes a partir de um estudo de deslocamento da população.

Adriane ainda aposta em medidas sustentáveis como a implementação de veículos coletivos com combustíveis limpos a partir de ônibus elétricos e movidos a gás natural veicular, com estimativa cronológica para a substituição da frota. A prefeita também promete asfaltar e recuperar a funcionalidade do pavimento em mais de 60 km de vias nos corredores e linhas de transporte público em todas as regiões da cidade.

Beto Figueiró (Novo) - O advogado e candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Figueiró aposta no incentivo ao uso de transporte público, micro mobilidade e modais alternativos. Para isso ele propõe integrar ônibus e bicicletas, implantando bicicletários nos terminais de ônibus, além de promover serviço de aluguel de bicicletas elétricas e patinetes.

Outro transporte alternativo que terá um olhar especial de Figueiró é de aplicativo. Ele promete manter a liberdade e fomentar o uso dos aplicativos de transporte e mobilidade urbana, inclusive para transportar servidores públicos em serviço considerados não essenciais.

Para diminuir a necessidade de deslocamento das pessoas, o candidato do Novo acredita que o incentivo de negócios nos bairros terá efeitos na redução do uso de transportes. Em seu plano de governo, o advogado ainda promete fazer testes rápidos e mudar as ações que não funcionarem e usar software para melhorar a fluidez do trânsito.

Beto Pereira (PSDB) - O deputado federal e candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB) dedica um dos eixos de seu plano de governo para o transporte e mobilidade. Entre as principais propostas estão a implantação de ciclovias nas principais avenidas e ruas da cidade e criação de conexão entre as ciclovias da cidade.

O tucano ataca o contrato entre a Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus e promete exigir da empresa a garantia da oferta de transporte coletivo com novas linhas, horários que atendam os trabalhadores e ônibus novos e confortáveis. Beto também promete rever o projeto de implantação dos corredores de ônibus e reformar os terminais rodoviários.

Para diminuir o trânsito, o candidato do PSDB promete rever a forma de organização de todo sistema viário urbano e o controle do trânsito, investindo em tecnologia com semaforização inteligente, onda verde, conexão de avenidas de grande fluxo e construção de viadutos.

Camila Jara (PT) - A deputada federal e candidata a prefeita de Campo Grande, Camila Jara (PT) priorizou a mobilidade urbana em seu plano de governo. Entre as propostas apresentadas estão a substituição dos ônibus movidos a combustíveis fósseis por ônibus elétricos, a implementação dos corredores de ônibus em no máximo três anos e a reforma e manutenção constante dos terminais.

Camila também apostas em incentivos a transporte alternativos, como a bicicleta e promete fazer a interligação e ampliação das ciclovias, melhoria da infraestrutura existente, com bicicletários, pontos de descanso e apoio ao ciclista; e a implementação de um sistema compartilhado de bicicleta, em especial na região central.

A petista também promete fazer a revisão criteriosa do contrato de concessão do transporte coletivo para melhorar o serviço e garantir qualidade, eficiência, quantidade adequada veículos e preço socialmente justo e rever a demanda para aumentar a frota e a frequência de ônibus.

Luso de Queiroz (PSOL) – Mesmo seguindo o plano de governo nacional do partido, o comerciante e candidato a prefeito de Campo Grande, Luso de Queiroz (PSOL), fez questão de propor medidas voltadas para Capital, entre elas auditorias dos contratos e planilhas estabelecidos com o Consorcio Guaicurus. Em caso de falha, ele promete romper o contrato.

“Se não for possível quebrar o monopólio do transporte, rever urgentemente o subsídio de recursos públicos, checando a possibilidade de reverter parte destas quantias para uma concorrência pública de transporte”, detalhou.

Assim como os concorrentes, Luso promete incentivar o uso das bicicletas com a criação bicicletários públicos na cidade e investindo em ciclovias e ciclofaixas integrando todas as principais vias.

Rose Modesto (União Brasil) - A ex-superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste e a candidata à prefeita, Rose Modesto (União Brasil) promete reordenar o trânsito, com atenção para prestadores de serviços motorizados como táxis, veículos de aplicativo, mototáxis e motoentregadores, além de ampliar tecnologias como semáforos inteligentes, que garantem a onda verde e sistemas de monitoramento e agilização do tráfego para otimizar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos.

As bicicletas não ficaram de fora do plano de governo de Rose, que promete construir e ampliar a rede de ciclovias e ciclofaixas, realizando a interligação das malhas estratégicas, incentivando o uso de transporte sustentável e saudável.

Rose também garante que vai revisar o contrato de concessão do transporte público de Campo Grande, para garantir a qualidade, eficiência, conforto e segurança dos serviços; e vai revitalizar os terminais de transbordo, reformular a logística e infraestrutura das estações de embarque e desembarque.

Ubirajara Martins (DC) – O advogado e candidato a prefeito de Campo Grande, Ubirajara Martins (DC) aposta no transporte alternativa para melhorar a mobilidade urbana. Ele propõe a implantação da RIV (Rede Integrada de Vans).

“Esta iniciativa não apenas complementará o sistema de transporte existente, mas também promoverá a inclusão social, a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico local. Com a regulamentação adequada, a RIV será uma solução que atende às necessidades da população, garantindo segurança, eficiência e qualidade no transporte”, detalha.

Ubirajara ainda apresenta como proposta o desenvolvimento de aplicativos que informem os cidadãos sobre horários de ônibus, rotas alternativas e disponibilidade de bicicletas públicas e implementação de sistemas que utilizam dados em tempo real para otimizar o tráfego, reduzir congestionamentos e melhorar a segurança viária.

O candidato Jorge Batista (PCO) não apresentou propostas para o setor em seu plano de governo no sistema da Justiça Eleitoral.

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