Com aumento de 15%, Orçamento de MS deve ser de R$ 11 bi em 2013
A previsão de receita para o Governo do Estado no exercício de 2013 deve atingir R$ 11 bilhões, o que representa 15% a mais que este ano.
O projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o próximo ano está nas mãos dos deputados estaduais para análise.
É uma das matérias mais importantes a serrem votadas pelas Assembleia Legislativa, pois traça as diretrizes e percentuais de gastos em cada área pelo Executivo.
Os parlamentares discutem e votam a LDO, que prevê investimentos na nas áreas de educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico, cultura, meio ambiente, assistência social e gestão pública, até o início do recesso parlamentar em julho.
Embora sinalize aumento de receita, o governador André Puccinelli (PMDB) já adiantou que a perspectiva para 2013 é desfavorável por conta da desoneração de tributos e a crise econômica mundial, que podem afetar a arrecadação estadual.
“A expectativa de arrecadação não permitirá uma programação mais consistente e esta Administração terá que utilizar uma política de gestão financeira austera de controle de despesa, especialmente da relacionada à viabilização da contrapartida local na captação de recursos externos e na atração de novos empreendimentos para o Estado”, explicou.
Desta forma, os percentuais da receita corrente líquida dos Poderes Públicos se mantiveram os mesmos do ano anterior.