Com Rota Biocêanica em pauta, governador recebe comitiva de Okinawa em reunião
Na reunião, governantes discutiram possibilidade de estreitar os laços comerciais entre MS e o Japão
Em encontro realizado nesta terça-feira (8), o governador Eduardo Riedel (PSDB) recebeu a comitiva de Okinawa, província japonesa. Durante a reunião, ocorrida em sede da Governadoria, no Parque dos Poderes, os líderes discutiram o estabelecimento de futuras relações comerciais e parcerias que ganharão impulso com a conclusão da Rota Bioceânica, que também encurtará o trajeto e a distância até o mercado asiático, por meio do Oceano Pacífico.
O vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, expressou a profunda expectativa da província diante da concretização da Rota Bioceânica e expressou o desejo de avançar nas relações comerciais com MS. "Nossa intenção é estabelecer um intercâmbio constante de informações e acompanhar de perto o progresso da rota", ressaltou Teruya.
Por sua vez, Eduardo Riedel agradeceu a visita da comitiva japonesa e apresentou o status das obras e avanços da Rota Bioceânica, cuja conclusão está prevista para 2025. Na reunião, ele ressaltou a possibilidade de estreitar os laços entre Mato Grosso do Sul e o Japão, bem como a Província de Okinawa.
"Há um potencial socioeconômico significativo entre nosso estado e Okinawa, o que certamente solidificará uma parceria robusta em termos comerciais", afirmou o governador.
Durante o encontro, o governador Eduardo Riedel revelou seus planos de visitar Okinawa no próximo ano, visando conhecer pessoalmente toda a infraestrutura da província e compartilhar detalhes sobre a Rota Bioceânica, bem como destacar as promissoras oportunidades de negócios com o mercado asiático.
Exportação - O governador ainda destacou que a Rota Bioceânica abrirá novas oportunidades de exportação para produtos sul-mato-grossenses, incluindo carne suína, aves, bovinos, derivados de soja, milho e celulose, com direção ao mercado asiático. Além disso, a rota possibilitará a importação simplificada de produtos eletrônicos e manufaturados do Japão.
Durante a reunião, o secretário internacional de Okinawa, Tsutomu Ashitomi, compartilhou uma breve visão das potencialidades da província japonesa, enfatizando a preparação do porto para receber os produtos provenientes da nova rota.
Ashitomi também destacou que o aeroporto de Okinawa é o terceiro maior do Japão e ressaltou o crescimento da região, com o estabelecimento de novas indústrias, projetos de construção em larga escala e centros logísticos.
Também presente na reunião, o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, avaliou o diálogo como altamente produtivo. Ele destacou a relação já estabelecida entre Mato Grosso do Sul e Okinawa, referindo-se aos dois estados como "irmãos”, e ressaltou a empolgação mútua em relação à Rota Bioceânica.
“Eles estão empolgados com a Rota Bioceânica, como nós estamos. Apresentaram os potenciais da província, com a possibilidade de estreitar esta relação conosco. Vamos avançar mais ainda nesta parceria que além de comercial é de amizade”, comenta Caravina.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.